O que é a linha Z?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Linha Z - Delimita o tamanho do sarcômero. No estado de repouso os filamentos de tropomiosina colocam-se sobre os locais ativos dos filamentos de actina. Dessa forma não há atração entre os filamentos de actina e miosina. O processo da contração muscular ocorre através da junção mioneural (placa motora).

A faixa escura é chamada de banda A e é formada por filamentos finos (actina) e grossos (miosina), enquanto a faixa clara recebe a denominação de banda I e é formada somente por filamentos finos.

Ao microscópio, os sarcômeros dão o aspecto de estriado ao tecido muscular. Portanto, os sarcômeros estão presentes nos músculos estriados esquelético e cardíaco, mas não no músculo liso.

A banda H e a banda I, zonas mais claras na imagem de microscópio, são regiões onde os microfilamentos de actina e miosina não se sobrepõe quando o músculo está em relaxamento. A linha mais escura na banda H é a banda M, e contem proteínas que ajudam a manter os microfilamentos de miosina organizados hexagonalmente.

O tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio). O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea. Essas características são essenciais na fisiologia cardíaca, visto que é o que possibilita os batimentos do coração, o que impulsiona o sangue na circulação.

A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta, Já as brancas são o Tipo II ou de contração rápida.

As fibras musculares são envolvidas por bainhas de tecido conjuntivo (epimísio, perimísio e endomísio) que mantêm as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro. -EPIMÍSIO: recobre o músculo inteiro.

Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.

Sarcoplasma. O sarcoplasma de uma fibra muscular corresponde ao citoplasma (interior) de outras células do nosso corpo e pode ser definido como o conteúdo que está envolvido pelo sarcolema, excluindo os núcleos e as células satélites.

Os filamentos finos são complexos constituídos principalmente por actina f, tropomiosina e o complexo Troponina (TnI,TnC,TnT).

Sarcómero ou sarcômero, designado miómero ou miômero, é um dos componentes básicos do músculo estriado que permite a contração muscular.

Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão.

A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos T. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular. Nervos motores controlam a contração normal das fibras musculares esqueléticas.

É o processo da passagem da relação que o bebé estabelece com a mãe/agente maternante para uma relação com outros adultos significativos, a começar pelo pai. A mãe não é a única figura de proteção.

O ciclo das pontes cruzadas. O ciclo das pontes cruzadas é o processo pelo qual a miosina e a actina se movem uma ao lado da outra, encurtando o sarcómero e permitindo a contração muscular. Este processo também é conhecido como a teoria dos filamentos deslizantes da contração muscular.

a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.

tecido epitelial

O tecido epitelial funciona como uma capa que reveste os órgãos externos (epiderme e córnea) e a parte interna dos órgãos ocos como é o caso do ouvido, nariz, estômago, pulmão, boca, útero, bexiga etc. Além disso, esse tecido tem também função secretora.