O que é a mistura da comida?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Expressão popular que indica, numa refeição, todo alimento que não é arroz, fejão ou salada. É identificada com o prato forte ou a carne que se serve no almoço ou jantar.

Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples, sejam compostas, sem que ocorra uma transformação química desses compostos. As propriedades físicas das misturas, como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, serão diferentes das substâncias puras envolvidas nesse sistema.

2 cruza, caldeamento, cruzamento, hibridação, hibridização, mestiçagem, mestiçamento, miscigenação. Agrupamento de coisas diferentes: 3 baralhada, barafunda, confusão, miscelânea, mistifório, misturada, mixórdia, promiscuidade, salgalhada, salsada.

São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.

Chamar de "mistura" o complemento do arroz e feijão.
"Mistura", normalmente, refere-se a algum tipo de carne. Por que em São Paulo as pessoas não chamam simplesmente de carne?

1) Do Latim MIXTUS, particípio passado de MISCERE, “misturar”. 2) Do Grego A, negativo, mais ZEEIN, “ferver”, mais TROPOS, “virar”. 3) Do G. EUTÉKTOS, “facilmente derretido ou dissolvido”, formado por EU, “bem”, mais TEKTOS, “dissolver”.

Misturas: São formadas por duas ou mais substâncias puras. As misturas não possuem densidades fixas porque elas variam, dependendo da quantidade de cada componente na mistura. Não possuem ponto de fusão e ebulição constantes, mas sim intervalos de temperatura em que se começa e termina a mudança de estado físico.

Quando dissolvemos o sal na água, as características elétricas da molécula de H2O interferem com a atração eletrostática dos íons do sal, que se enfraquecem e se dispersam pelo líquido de novo na condição de íons livres.

As misturas são formadas por mais de uma substância e podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas. Misturas homogêneas: são as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2).

A classificação das misturas heterogêneas é referente ao número de fases, sendo assim, elas podem ser: bifásicas, trifásicas e polifásicas. Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas.

Apesar de respostas que variam, podemos dizer que a guarnição é o alimento preparado especialmente para acompanhar o prato principal, com a função de equilibrar sabores, criar um contraste no paladar e também incrementar visualmente a montagem do prato.

Como uma mistura é a união de dois ou mais materiais e a água está em contato com o óleo (unidos), água e óleo formam sim uma mistura, mesmo que não haja dissolução. Resumindo: qualquer material mistura-se com qualquer outro material, independentemente se há dissolução ou não.

Outra mistura heterogênea com fases diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar o líquido e as bolhas de gás - duas fases claramente distintas.

Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase.

As misturas consistem na junção de duas ou mais substâncias diferentes, que podem aproveitar-se de processos de separação de mistura. Basicamente, são métodos físicos empregados para separar a matéria.

Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Esse tipo de separação inicia-se na sedimentação.