O que é a piçarra?

Perguntado por: ebelchior7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

substantivo feminino Mistura feita com pedra, areia e terra; cascalho. [Geologia] Produzido a partir da junção dos fragmentos de rocha e outros elementos, mas que ainda possui a textura autêntica da rocha original; piçarro. [Geologia] Tipo de material utilizado para revestir estradas.

Via pública mais ou menos larga que liga uma cidade, estado ou país a outro, e que pode ser transitada por pessoas, veículos e animais.

folhagens

  • bromélias.
  • cactos e suculentas.
  • plantas carnívoras.

De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Os grãos de argila são lamelas microscópicas, ao contrário dos grãos de areia que são esferoidais. As características da argila estão mais ligadas à esta forma lamelar dos grãos do que ao tamanho diminuto. Os solos argilosos distinguem-se pela alta impermeabilidade.

Formação do solo
A formação dos solos tem início por meio da decomposição química e desestruturação mecânica de uma camada de rocha, que, então, passa a ser chamada de rocha-mãe ou rocha matriz, uma vez que é ela quem dá origem ao perfil de solo. Dá-se o nome de pedogênese ao processo de formação de um solo.

A rocha matriz, também conhecida como rocha-mãe, é aquela responsável por ser o material de origem do solo, que posteriormente sofrerá o processo de intemperismo.

solo argiloso

O solo argiloso é o mais fino entre os tipos de solo, pois a argila é uma substância com partículas muito pequenas.

Alguns podem responder estrada de terra, outros podem falar vias secundárias e pode até alguém achar que são vias sem importância. Na realidade, o termo VICINAL vem do latim Vicinalis. Esse termo significa “Aquela que faz a ligação entre dois lugares, localidades ou povoações próximas”.

Estradas vicinais é um nome que define as vias que não possuem revestimento asfáltico. Ou seja, sua superfície é revestida com material natural ou terra.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

Uma boa terra é aquela que apresenta uma mistura de compostagem de aparas de relva, folhas, bocados de madeira resultantes da poda das árvores e terra simples.

O sistema terrestre é formado por: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera.

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão". Ele é o resultado de muitos anos de "trabalho" da natureza.

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

As argilas, embora sejam as menores partículas do solo, são aquelas que apresentam a maior superfície específica, tendo importância fundamental nos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo.

Em nova pesagem das amostras, nota-se que mesmo molhado o solo arenoso é mais pesado que o argiloso, devido a densidade do solo argiloso. Embora este seja eletricamente mais carregado, não possui cargas suficientes para reter água na quantidade necessária e ficar mais pesado que o solo arenoso.

O solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído primordialmente de fragmentos da rocha de origem, matéria orgânica, água e ar. Ele é o produto do intemperismo das rochas. A matéria orgânica auxilia não apenas na fixação das plantas, como também na retenção de água e na aragem do solo.