Que tipo de rocha é a piçarra?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Piçarra é uma rocha alterada. Seus grãos são formados por minúsculos cristais arredondados. Suas características são muito semelhantes ao saibro. Ocorrências de piçarra, atendendo parâmetros adequados de compactação, podem constituir importantes jazidas de material usado na preparação de leitos de estradas.

folhagens

  • bromélias.
  • cactos e suculentas.
  • plantas carnívoras.

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

A aração do solo é a técnica de preparação que inverte as camadas do solo, mais ou menos a 20 cm de profundidade da terra. Esta técnica aumenta os níveis de oxidação da matéria orgânica e rompe a estrutura do solo.

A terra roxa tem como principal característica o tom vermelho, que se formou após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Esse solo é muito rico em óxidos minerais, tornando-o uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.

O cascalho pode ser usado no traço do concreto substituindo a pedra brita (ou misturado com ela). Muitos profissionais também indicam o cascalho para a fabricação do concreto ciclópico, caracterizado pelo uso de grandes pedras e normalmente usado em fundações, muros de arrimo, barragens e outras estruturas.

O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Arenoso: formado por terra solta e não segura água, é um tipo de solo mais seco. para que haja uma plantação precisa ser irrigado.

Características do solo argiloso
Têm dificuldade de desagregação. Formam barro plástico e viscoso quando úmido.

A terra roxa é um dos principais tipos de solo argiloso, de coloração vermelho-roxeada, encontrada nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul; e também na Argentina chamada de “tierra colorada”.

O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.

O que é solo arenoso? Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos).

É o mesmo que lavrar a terra. O agricultor, usando um arado, faz o revolvimento das camadas a uma profundidade de 20 centímetros, aproximadamente. A aração ajuda a melhorar os níveis de oxigenação da matéria orgânica, o que faz bem às plantas cultivadas.

Continuar lendo O que é a piçarra?