O que é a prática de linguagem?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Você sabe o que são as práticas de linguagem segundo a BNCC? Bem, de forma resumida, o conceito envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestação linguística. Isso engloba todos os aspectos, das variações linguísticas regionais aos tipos de comunicação utilizados nos meios digitais.

Brincadeiras e linguagem verbal
Adivinhas, palavras cruzadas, forca, trava-línguas, parlendas, brincos, rimas, aliterações

Quais são os tipos de linguagens?

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir.

A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.

A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.

Fique sempre na mesma altura da criança quando for falar com ela. – Propicie situações em que ela precise expressar-se como contar seu final de semana, falar do seu animal de estimação, etc… – Use palavras simples e frases curtas. – Fale sempre corretamente, sem usar diminutivos.

Objetivo Geral
Organizar o ensino da linguagem oral e escrita na Educação Infantil de modo a proporcionar o desenvolvimento da fala e da escrita, correlacionando-o à mudança de seu campo psicológico de um comportamento impulsivo para comportamentos mais complexos, utilizando o signo.

O objetivo da linguagem é comunicar, e a comunicação pode ser feita com vários objetivos ou intenções diferentes. Existem seis funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística. A função referencial é usada para informar, transmitir conhecimento.

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

A linguagem tem papel significativo na aprendizagem em qualquer área do conhecimento. No que tange o ensino e a aprendizagem de Ciências, podemos considerar um fator determinante. Por meio da linguagem, estabelecemos relações e na sala de aula essas relações deliberam se a aprendizagem irá ou não acontecer.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

As características de linguagem se referem a qualquer tipo de evidência e especificidades que uma linguagem pode conter, como, por exemplo: gestos. sinais. símbolos.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático.

As funções da linguagem correspondem à forma como o falante da língua utiliza a linguagem, consoante a intenção da mensagem que ele quer transmitir. Confira abaixo uma seleção de exemplos de textos e frases que ilustram todas as funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, fática, apelativa e metalinguística.