O que é a proposta pedagógica da escola?

Perguntado por: acruz7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.

O Projeto Político Pedagógico (PPP), ou Projeto Pedagógico, é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.

Quais são as etapas para a elaboração da proposta pedagógica?

  1. Criação de ambientes colaborativos. Criar espaços de discussão para que os membros da comunidade escolar possam debater ideias e colaborar com as etapas da proposta pedagógica.
  2. Diagnóstico. ...
  3. Definição de objetivos. ...
  4. Plano de ação. ...
  5. Redação e revisão. ...
  6. Divulgação.

A Proposta Pedagógica Curricular é composta dos seguintes elementos: • Calendário escolar; • Matriz curricular; • Ementa de conteúdos; • Metodologia de ensino; • Carga horária de cada curso; • Planos de curso; • Planos de estágio; • Ambientes, espaços materiais a serem utilizados para implementação da proposta ...

Assim, um colégio que tem como proposta pedagógica a Pedagogia de Projetos busca estimular um processo de ensino-aprendizagem significativo com a capacidade de engajar os estudantes e favorecer o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação integral.

O professor deve elaborar estratégias de trabalho para dar protagonismo para a aula, para que o estudante possa participar ativamente como autor e proponente do seu próprio percurso pedagógico. Ele tem que pensar o projeto do seu aluno e apoiá-lo a alcançar esses sonhos.

Por fazer parte do projeto político pedagógico, a elaboração da proposta pedagógica deve ser liderada pela gestão democrática escolar, fundamental para garantir o engajamento de toda a comunidade na implementação dos novos currículos.

No Brasil, atualmente, há sete principais linhas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino: Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana, Tradicional e Waldorf. Algumas escolas são mais puristas.

A Proposta Pedagógica (PP) de uma escola não é um projeto isolado: é um projeto de sociedade, é a explicitação do que se pretende construir, é o compromisso com a busca de uma comunidade cidadã, participativa, que constrói a cada dia seu processo de luta, de emancipação. Construído visando uma prática transformadora.

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

7 - Os princípios, nos quais se baseia o Projeto Pedagógico, são: garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; gestão democrática; valorização dos profissionais da educação; qualidade do ensino;organização e integração curricular; integração escola/família/comunidade; autonomia.

O Projeto Político-Pedagógico norteia o trabalho educativo proposto pela instituição de ensino como um todo trazendo, no seu marco operacional, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) a qual expressa a forma como as concepções assumidas coletivamente serão efetivadas na prática pedagógica.

O PPP escolar alinhado à BNCC auxilia diretores e professores em relação às atividades que serão implementadas pela escola ao longo do ano. Assim, ele funciona como um guia para conduzir a formação dos alunos de forma eficiente.

Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.

Entre os documentos que são importantes para que uma escola efetivamente exerça sua função estão o Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular.

A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.

O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura.

Dentro da organização da aula destacaremos agora seus Componentes Didáticos, que são também abordados em alguns trabalhos como elementos estruturantes do ensino didático. São eles: os objetivos (gerais e específicos), os conteúdos, os métodos, os meios e as avaliações.