Qual é a função da coordenação pedagógica?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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A principal função do coordenador pedagógico é acompanhar o processo de ensino-aprendizagem na instituição. Na prática, o coordenador é um profissional dinâmico e capaz de resolver problemas.

Enquanto a coordenação corresponde ao trabalho de planejar detalhadamente as ações para que uma equipe alcance suas metas (nível tático), cabe à supervisão acompanhar no dia a dia a execução dessas tarefas e monitorar o desempenho das pessoas para garantir que os resultados sejam alcançados (nível operacional).

Apesar de nem sempre estarem bem delimitadas, as funções do coordenador são diversas e muito importantes. No geral, o objetivo desse profissional é fazer com que o aluno aprenda da melhor forma, com o suporte correto. Esse profissional é um orientador do trabalho coletivo no contexto escolar.

O coordenador pedagógico pode ajudar o professor de diversas maneiras. Na prática, é importante que ele crie formas de acompanhar o desempenho dos alunos, selecione os melhores métodos de ensino para a escola, crie uma boa rede comunicacional na escola e prepare o PPP (Projeto político pedagógico).

Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola.

Ter dificuldades de se relacionar. Gerar conflitos desnecessários, deixar problemas pessoais interferirem no trabalho e prejudicar colegas de propósito são todos proibidos para o coordenador pedagógico. Ele, mais do que todos os profissionais da escola, precisa manter um bom relacionamento com todos.

A coordenação pedagógica tem a função de gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem da escola. É através de suas ações que professores, direção, pais e alunos entram em harmonia.

Significado de Coordenação
substantivo feminino Organização; ação de coordenar, de organizar, de concatenar vários elementos, atividades, serviços: a coordenação das atividades da escola. [Por Extensão] Relação de cooperação harmoniosa observada entre músculos: coordenação motora ou muscular.

substantivo masculino Pessoa especializada que se responsabiliza pelo andamento de uma equipe, pelo progresso de um projeto, pela orientação escolar e pedagógica de crianças; quem se qualifica para atuar na organização e estruturação metódica de alguma coisa: coordenador de projetos; coordenador pedagógico.

Assim, as principais competências do coordenador pedagógico são:

  • Clareza e boa comunicação.
  • Senso crítico a respeito do processo de ensino.
  • Visão integrada nos processos de ensino e aprendizagem.
  • Liderança e organização.
  • Habilidades socioemocionais.

Em geral, o coordenador pedagógico é formado em Pedagogia e possui especialização na área educacional. A especialização não é obrigatória para o ingresso na profissão, mas um diferencial aos olhos do mercado de trabalho.

A rotina do coordenador é permeada de tarefas que não são suas atribuições mas, são assumidas por ele em nome da gestão da escola. A autonomia do coordenador é limitada à liderança do diretor. É necessário rever as estruturas das escolas e a construção das relações entre o coordenador e a comunidade escolar.

Um coordenador não pode, de jeito nenhum, ter dificuldades para se relacionar. Sim, ele precisa saber lidar com as pessoas, gerir bem suas emoções, raciocinar e se expressar de forma clara, para que consiga influenciar positivamente o ambiente.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional.

Um coordenador pedagógico precisa ter o espírito de liderança bem aprimorado para conseguir comandar os projetos escolares, orientar os professores e, ainda, lidar com as mais variadas questões relacionadas aos alunos.

No cargo de Professor e Coordenador Pedagógico se inicia ganhando R$ 2.100,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.083,00. A média salarial para Professor e Coordenador Pedagógico no Brasil é de R$ 3.287,00.

Além de acompanhar de perto o desempenho dos estudantes e garantir seu engajamento, esse profissional está sempre próximo dos professores, avaliando a qualidade do ensino, do material oferecido, solucionando possíveis problemas e buscando a melhora da relação professor-aluno.

A avaliação da diretora e da supervisora levam em consideração os seguintes aspectos: se estou desempenhando com qualidade o trabalho de formação e acompanhamento dos professores e se o meu trabalho tem legitimidade frente a equipe.

Qual é o papel do coordenador ou coordenadora pedagógica perante o processo de ensino-aprendizagem? Perante os professores? Perante os alunos e pais? Quais são os estilos de aprendizagem e como implementá-los na escola?

Veja quatro perguntas para fazer ao coordenador da escola

  • Qual é o projeto educativo da escola? ...
  • A escola tem professores antigos em seu quadro de funcionários? ...
  • Os alunos são estimulados a participar de projetos? ...
  • Qual é a importância da opinião dos estudantes?

Um dos grandes desafios que precisa ser pontuado é o trabalho com a gestão democrática. Além de direcionar os professores, o coordenador tem a função de elaborar e preencher vários documentos, planilhas e tabelas que demonstram e sintetizam o andamento do aprendizado em sua unidade escolar.