O que é a razão instrumental para os frankfurtianos?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A razão instrumental no pensamento dos frankfurtianos, é o oposto daquilo que se pode chamar de razão crítica. Se a razão deixa de refletir sobre os fins e os valores da humanidade, ela se torna um simples instrumento, que tem função de alcançar determinado objetivo.

A Razão Instrumental seria tudo o que pertence à esfera da teoria tradicional, enquanto a Teoria Crítica segue pelos caminhos do pensamento crítico-negativo. De modo similar, Horkheimer critica a razão abstrata da teoria tradicional, por julgá-la uma criadora dos mitos em que se assenta o cientificismo.

Posteriormente, entre os anos 70 e 80, os frankfurtianos foram muito criticados por uma visão reducionista dos receptores, graças a pesquisas que demonstraram que as pessoas não são tão manipuláveis quanto Adorno pensava na época. Além disso, nem toda produção cultural se resume à indústria.

Os pensadores da Escola de Frankfurt analisaram e denunciaram algumas estruturas de dominação política, econômica, cultural e psicológica da sociedade moderna. Demonstraram de forma explícita a capacidade destrutiva do capitalismo, principal responsável pela estagnação da consciência política, crítica e revolucionária.

Suponhamos que uma pessoa deva cortar uma folha de papel em linha reta. A razão instrumental indica que, para cumprir esse objetivo, pode utilizar uma tesoura ou um x-acto, uma vez que estes são instrumentos úteis para cortar papel.

A crítica da "razão instrumental" é justamente a crítica dirigida contra os obstáculos e os impedimentos à concretização do projeto emancipador do homem, preconizados séculos atrás pelos ideólogos e filósofos iluministas.

Esta hegemonia da razão instrumental produz conseqüências de largo alcance quanto ao que se deve compreender por emancipação e autonomia como características da modernidade, e quanto à relação entre estas duas noções e a idéia de progresso.

A Razão Objetiva ou Cognitiva é aquela a qual apelamos para conhecer o mundo e nos relacionar com as pessoas e com a natureza. Já a Razão Subjetiva ou Instrumental é usada para modificar a natureza, e visa a produtividade.

Adorno e Horkheimer denunciam o desvio do projeto e o descaminho da razão iluminista. E por isso a própria razão deve passar por um processo de esclarecimento, sob pena de ameaçar o projeto originário de emancipação do sujeito.

A teoria crítica da Escola de Frankfurt trouxe a ideia de esclarecimento com o objetivo de estimular uma percepção mais apurada em relação à instituição de ações padronizadas tendentes a manter o sistema dominante.

Principais características
Desenvolvimento de pressupostos e teorias a partir de uma postura crítica. Influência marxista, inclusive desenvolvem, ainda mais, as teorias de Marx sobre as relações de dominação, inserindo as atividades da indústria cultural de massa. Observação da arte e da cultura nas relações sociais.

formulou um modelo de teoria considerada positivista e cientificista. consistia em um grupo de intelectuais alemães que produzia um pensamento conhecido como Teoria Tradicional do Direito.

A corrente de pensamento da Escola de Frankfurt deixou seu legado teórico principalmente do que se conhece atualmente como teoria crítica. Uma vez que essa linha teórica tem o objetivo de sempre atualizar as ideias marxistas e diagnosticar a sociedade contemporânea, muitos estudos ainda se orientam por ela.

Os estudos dos filósofos de Frankfurt ficaram conhecidos como Teoria Crítica, que se contrapõe à Teoria Tradicional. A diferença é que enquanto a tradicional é “neutra” em seu uso, a crítica busca analisar as condições sociopolíticas e econômicas de sua aplicação, visando à transformação da realidade.

A Teoria Crítica e o conceito de Indústria Cultural estão entre as principais contribuições oferecidas pelos teóricos da Escola de Frankfurt.

Razão instrumental é entendida quando o sujeito do conhecimento toma o conhecimento de que quer dominar e controlar a natureza e principalmente os seres humanos na medida em que a razão se torna instrumental fazendo com que a ciência que hoje é considerada uma forma de conhecimento perde o valor em questão tornando um ...

Adorno e Horkheimer defendiam, contudo, que o aspecto emancipatório da razão foi deixado em segundo plano em favor da razão instrumental, que buscava o domínio técnico-científico da natureza, incluindo a natureza interior do homem e do mundo social. A indústria cultural seria produto dessa razão instrumental.

A Escola de Frankfurt, contudo - e, por conseguinte, a Teoria Crítica -, conseguiram se institucionalizar apenas no final da década de 1940, justamente após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A razão instrumental só pode ser barrada com o uso da razão crítica, pois ela nos faz pensar e raciocinar sobre o mundo.

Podemos citar um exemplo, onde, crianças utilizarão a memória para absorver aquilo que foi visto, e, assim, é importante que desde a fase mais básica do ensino a criança seja instruída a utilizar a memorização e buscar formas criativas para aprender e solucionar os problemas, pois isso irá contribuir para sua formação ...