O que é abaulamento discal que comprime o saco dural?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.

O saco dural envolve a medula espinhal dentro da coluna vertebral. Separa o espaço epidural do espaço subaracnóideo, terminando na segunda vértebra sacral.

A consequência da rigidez e desgaste do disco intervertebral acarreta no abaulamento discal. Entre os principais sintomas dessa condição médica, podem ser citados desconforto e dor na região afetada da coluna, espasmos musculares, rigidez e mobilidade reduzida.

A principal diferença entre hérnia de disco e abaulamento discal é a quantidade de cartilagem deslocada. No abaulamento, a quantidade de cartilagem deslocada é menor do que na hérnia de disco.

Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

Boa tarde, abaulamento discal é um desgaste inicial do disco, processo natural de envelhecimento da coluna vertebral presente em mais de 80 % das pessoas com idade superior a 30 anos, portanto não é grave, mas em caso de dor precisa ser acompanhado por um neurocirurgião especialista em coluna para poder tratar e ...

Uma pessoa apresentar abaulamento discal ou degeneração discal não quer dizer que ela esteja incapacitada ao trabalho.

A protrusão discal ou abaulamento discal é uma alteração do disco intervertebral que fica muito profunda na coluna, não é palpável. O que pode haver é uma contratura muscular pela dor.

A protrusão discal ocorre quando há projeção do disco intervertebral para fora do seu local ideal, porém sem rompimento do invólucro, da membrana que o envolve. Os discos intervertebrais são estruturas fibrosas que possuem um local apropriado, sendo situado entre as vértebras na coluna vertebral.

O ânulo fibroso é a parte mais resistente do disco intervertebral e funciona como uma espécie de “capa” protetora do seu conteúdo. Ele é ricamente inervado e, portanto, pode ser muito doloroso quando há algum tipo de lesão.

A dor varia muito de pessoa a pessoa. Um mesmo abaulamento discal pode levar um paciente a sentir pouca dor ou até dor incapacitante pois também depende se este abaulamento está comprimindo algum nervo ou outra estrutura. Além disto, pode haver um desgaste das juntas no mesmo local (artrose).

Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.

A hérnia de disco e outros problemas de coluna podem gerar o afastamento, seja temporário ou definitivo. O que vai definir a necessidade do afastamento, portanto, é o grau de incapacidade do trabalhador. Nestes casos, através da perícia médica do INSS, pode haver o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.