Porque o bebê nasce com o saco preto?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

"Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa". Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.

Apesar de não ser uma regra geral para todos os homens do planeta, de acordo com o site "Medical Daily", a maioria deles possui a pele do pênis e do saco escrotal mais escura que o resto do corpo e isso pode ser explicado cientificamente.

Na verdade, existem vários genes diferentes que regulam uma variedade de processos de produção de melanina, portanto, não importa que cor nasça, a cor da pele do recém-nascido muda, ou mudará com o passar do tempo.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

A região genital costuma ter uma coloração diferente do restante do corpo mesmo, pelo atrito com a roupa, umidade, suor e secreções de glândulas. Caso acompanhe outras queixas como vermelhidão, dor, coceiras, etc, aí sim pode haver algum problema. Mesmo assim, persistindo a dúvida, procure um urologista.

O termo "saco preto", utilizado ontem pelo ministro Sérgio Motta para se referir ao presidente Fernando Henrique Cardoso, é uma variação da expressão "saco roxo", popularizada pelo então presidente Fernando Collor em 1991.

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

Manchas no pênis e bolsa escrotal
Caso surjam manchas ou feridas no pênis ou na bolsa escrotal e elas persistam por mais de 48 horas após a atividade sexual é aconselhado procurar um urologista. O especialista irá analisar a lesão e descobrir qual o possível causador: vírus, bactéria ou fungo.

Trauma no testículo e no pênis com formação de hematoma (mancha roxa na pele) deve ser investigado com uma ultrassonografia com doppler de bolsa escrotal e pênis para descartar lesão testicular e lesão peniana. Sugiro você procurar um urologista imediatamente.

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.

O tom vai mudando ao longo dos dias. Por volta do terceiro dia de vida, alguns recém-nascidos ainda ficam com a pele amarelada, devido à icterícia. A pele escurece ao longo dos dias e, aos 6 meses, a definição da cor já costuma ter sido estabelecida.

Infelizmente, ainda não há exames que mostrem se o bebê é cabeludo ou careca e a curiosidade das mamães só acaba mesmo no nascimento do bebê. Ser um bebê cabeludo ou careca é uma questão genética, nada além disso.

E então nos questionamos, quando o bebê nasce vermelho ele fica moreno? De acordo com os estudos, não. Não é porque seu bebê nasceu vermelho que ele irá ficar moreno. Muitos bebês nascem com a pele vermelha, algo que é super comum.

A história do bebê Gabriel, nascido de pais negros com olhos claros em novembro em um hospital de Niterói, no Grande Rio de Janeiro, é um caso raro, mas explicável pela herança genética.

Pelos 12 meses, a maioria dos bebés já tem a cor definitiva estabelecida apesar de algumas crianças apresentarem alterações subtis até aos 5 – 6 anos. A cor dos olhos é determinada por fatores genéticos, à semelhança da cor da pele e dos cabelos.

Na maioria dos casos, em até um ano a cor dos olhos já está determinada. Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.