O que é aceitabilidade em um texto?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor.

Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância.

Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática).

Resposta. d) É a postura do receptor diante de um texto em aceitar ou rejeitar a intencionalidade do autor percebida no texto e seu esforço em tentar encontrar uma interpretação para o texto.

Intencionalidade: refere-se ao modo ou à forma como o autor constrói o texto para alcançar determinada intenção. Nesse sentido, cabem principalmente os textos publicitários, nos quais a linguagem e o texto se moldam para convencer o consumidor.

Intencionalidade – Rerefe-se à comunicação eficiente, que permite que as intenções comunicativas fiquem claras para o leitor. Aceitabilidade – Texto compatível com a expectativa do receptor. Depende da qualidade do texto. Situacionalidade – Adequação do texto ao contexto de comunicação.

A textualidade tem três elementos essenciais: clareza, originalidade e expressividade; esses elementos são acompanhados de sete características: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade.

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.

Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor.

Os princípios de textualidade foram propostos por Beaugrande e Dressler, em 1981, na obra Introduction to text linguistics. Nela, denominaram tais princípios de critérios, ou padrões, a saber: coerência e coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situcionalidade e intertextualidade.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

O princípio da consistência é elemento importante no estilo e pode ser analisado de três formas complementares: consistência da expressão gramatical; consistência de categoria; consistência de sequência.

Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

A intenção de um produtor de textos pode ser influenciar, persuadir, envolver, informar ou mesmo mostrar sua opinião.

Intencionalidade é o poder das mentes para ser sobre algo: para representar coisas, propriedades e estados de coisas. A intencionalidade é atribuída principalmente a estados mentais, como percepções, crenças ou desejos, razão pela qual é considerada como a marca característica do mental por muitos filósofos.