O que é aceitabilidade em um texto?
Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor.
Quais são os 5 fatores de textualidade?
Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância.
Quais são os 7 critérios da textualidade?
Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática).
Qual a alternativa melhor apresenta uma definição de aceitabilidade?
Resposta. d) É a postura do receptor diante de um texto em aceitar ou rejeitar a intencionalidade do autor percebida no texto e seu esforço em tentar encontrar uma interpretação para o texto.
Como identificar a intencionalidade de um texto?
Intencionalidade: refere-se ao modo ou à forma como o autor constrói o texto para alcançar determinada intenção. Nesse sentido, cabem principalmente os textos publicitários, nos quais a linguagem e o texto se moldam para convencer o consumidor.
O que é intencionalidade aceitabilidade e Situacionalidade?
Intencionalidade – Rerefe-se à comunicação eficiente, que permite que as intenções comunicativas fiquem claras para o leitor. Aceitabilidade – Texto compatível com a expectativa do receptor. Depende da qualidade do texto. Situacionalidade – Adequação do texto ao contexto de comunicação.
Quais são os elementos e os fatores de textualidade?
A textualidade tem três elementos essenciais: clareza, originalidade e expressividade; esses elementos são acompanhados de sete características: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade.
Qual o conceito de textualidade?
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.
Quais são as competências da aceitabilidade?
Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor.
São exemplos de princípios de textualidade?
Os princípios de textualidade foram propostos por Beaugrande e Dressler, em 1981, na obra Introduction to text linguistics. Nela, denominaram tais princípios de critérios, ou padrões, a saber: coerência e coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situcionalidade e intertextualidade.
Quais são os tipos de textualidade?
Os tipos textuais mais conhecidos são:
- narrativo.
- descritivo.
- dissertativo.
- expositivo.
- injuntivo.
Quais são as três bases da consistência textual?
O princípio da consistência é elemento importante no estilo e pode ser analisado de três formas complementares: consistência da expressão gramatical; consistência de categoria; consistência de sequência.
Como identificar coesão em um texto?
Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.
Qual é a intenção do produtor do texto?
A intenção de um produtor de textos pode ser influenciar, persuadir, envolver, informar ou mesmo mostrar sua opinião.
O que é intencionalidade?
Intencionalidade é o poder das mentes para ser sobre algo: para representar coisas, propriedades e estados de coisas. A intencionalidade é atribuída principalmente a estados mentais, como percepções, crenças ou desejos, razão pela qual é considerada como a marca característica do mental por muitos filósofos.