O que é altar espiritual?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Olha, o altar é uma plataforma alta que significa um ponto sagrado de alguma religião ou prática espiritual. Seja budista, hindu, judaica, católica, ortodoxa ou protestante, o altar é um jeito de reverenciar o divino, tá?

1. Mesa em que o sacerdote pagão sacrifica à divindade. 2. Mesa consagrada, geralmente com um retábulo, onde se celebra missa.

O altar deve espelhar suas crenças, então, decore-o com imagens e objetos nos quais acredita e que fazem você se sentir bem. Entre eles podem estar figuras de santos de sua devoção, Buda, terços, crucifixos, entre outros itens nos quais você tenha fé.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

Use sacramentais. São símbolos que despertam o amor e a fé, como o crucifixo, o terço, as medalhas, a água benta, o sal bento. Uma sugestão é que tenha um recipiente com um pouco de água benta, por exemplo, e sempre que for fazer suas orações, ao acordar ou ao se recolher, use-a para se benzer e benzer sua família.

É o espaço litúrgico que geralmente é mais elevado dentro da igreja para melhor visibilidade. Geralmente é onde ficam duas mesas: a Mesa da Eucaristia e a Mesa da Palavra. No espaço também tem a cadeira do presidente, do celebrante. Altar é a mesa onde se consagra o Pão e o Vinho em cima do presbitério”, explica Pe.

O primeiro altar hebraico que encontramos na história bíblica foi construído por Noé depois que ele saiu da barca (Gênesis 8,20). A Bíblia nos diz mais: os primeiros homens fizeram sacrifícios de animais e oferecimentos de frutos a Deus Criador sobre altares.

Púlpito é o nome dado ao local de destaque onde o sacerdote ou padre, normalmente da igreja cristã, executa o seu sermão ou pregação para o público que o assiste.

Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria” (Êxodo 20:22-25). O Altar é o lugar onde Deus escolhe para que seus filhos O adorem. O Altar é feito de pedras brutas para que a fonte da adoração comece em Deus e termine em Deus.

5 sinônimos de altar para 2 sentidos da palavra altar: 1 culto, religião. 2 veneração, adoração, devoção.

Do latim altare(la). O sentido é altear, elevar, e, embora o altar seja um objeto, o sentido é que ele eleva, alteia, de um lugar mais baixo para um lugar mais alto, significando que ele eleva o homem até Deus.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, pedras, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como o budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros bem coloridos, o que contribui também para a decoração”, conta Priscila.

- Um altar pode ser montado no quarto de uma pessoa solteira, sem problema. Se preferir, coloque dentro de um oratório. - Já no quarto de casal, ele deve ficar separado do ambiente do quarto por um biombo ou colocado dentro de um oratório. - Os melhores locais para um altar são os cômodos mais reservados na casa.

monTE seu altar

  1. um cálice de cristal para colocar água;
  2. um castiçal para acender uma vela;
  3. um incensário para queimar os incensos dos aromas que desejar;
  4. um pires para você colocar o sal que representa o elemento terra;
  5. um vasinho com uma planta nova.

Os familiares e convidados da noiva sentam-se ao lado esquerdo e os do noivo, ao lado direito, de frente para o altar.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.

Na Bíblia, o altar tinha um simbolismo muito importante. Era no altar que sacrifícios eram oferecidos a Deus para o perdão do pecado. O altar servia como uma lembrança constante da necessidade de castigo pelo pecado e da aliança com Deus para servi-lo.