O que é aneurisma pode matar?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Um aneurisma pode se romper e causar uma hemorragia ou permanecer sem estourar durante toda a vida. Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as do cérebro, do coração, do rim ou do abdômen. Os do tipo cerebral e da aorta torácica e abdominal apresentam altas taxas de mortalidade.

Aneurisma é uma palavra que pode assustar muita gente, principalmente aqueles que já tiveram casos na família. Não é para menos, pois esse é um problema que pode ser grave. Para você ter uma idéia, somente 2/3 dos indivíduos que tiveram aneurisma cerebral que rompeu conseguiram sobreviver.

"A dor muito forte normalmente é sentida quando o aneurisma rompe e o paciente morre por hemorragia interna", afirma Daudt. Alguns sintomas podem aparecer antes do rompimento e é preciso estar atento para identificá-los, dores nas costas e manchas roxas nos pés precisam ser investigados.

Como já mencionamos, um aneurisma pode passar um bom tempo sem gerar qualquer complicação e não ser detectado até que ocorra algo grave. Em geral, esse pode ser detectado em exames de rotina. Já o AVC, por ser mais grave e repentino, é sempre um caso de emergência médica.

Raramente aneurismas tratados apresentam recidiva. Dependendo dos fatores que causaram o aneurisma, é possível que outros surjam em outras regiões.

Aneurisma cerebral:
Esse tipo é bastante grave e afeta as artérias que fornecem sangue ao cérebro, por isso, quando há rompimento, o risco de fatalidade é alto.

Segundo pesquisa holandesa publicada no periódico científico Stroke, a ingestão da bebida e a prática de outras atividades que elevem a pressão arterial – como manter relação sexual ou até assoar o nariz – aumentam a chance de ruptura de vasos no cérebro em pessoas que já possuem um aneurisma.

O tratamento minimamente invasivo endovascular (embolização) é a melhor escolha de acordo com as características do paciente e aneurisma e pode ser realizado na grande maioria dos casos. No entanto, em alguns casos específicos, a cirurgia convencional ou a observação clínica são preferíveis.

Dependendo do quanto a artéria esteja dilatada, o aneurisma pode comprimir alguma outra região do corpo e, com isso, levar a sintomas mais genéricos, como visão turva, caso ele esteja no cérebro, ou tosse, se localizado na aorta torácica. No entanto, os sintomas costumam ser mais presentes após seu rompimento.

As causas do aneurisma variam da genética ao tabagismo, alcoolismo e hábitos de vida que não são saudáveis. Quem passou por algum trauma ou doença vascular também está propenso a ter a doença, é o caso, por exemplo, de pacientes com hipertensão arterial não controlada.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, e cerca de metade dos que sobrevivem permanece com sequelas importantes que comprometem a qualidade de vida.

Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as do cérebro, do coração, do rim ou do abdômen. Os do tipo cerebral e da aorta torácica e abdominal apresentam altas taxas de mortalidade. Causas: O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial.

Enquanto estudos têm demonstrado que os aneurismas tendem a se expandir aproximadamente uma média de 0,5 cm por ano, os aneurismas maiores tendem a crescer mais rapidamente.

Cada cirurgia custa, em média, R$ 34 mil devido à utilização de espirais de platina, micromolas e os demais materiais.

Fiz uma cirugia de aneurisma tem 2 meses quanto tempo posso voltar a trabalhar? Depende de qual tipo de aneurisma você operou. Se for um abdominal simples, por exemplo, e você estiver com boa recuperação, é possível retornar aos poucos.

Como prevenir o Aneurisma Cerebral?

  1. Mantenha um peso ideal;
  2. Adote uma alimentação saudável.
  3. Faça exercícios físicos regulares;
  4. Não fume;
  5. Reduza o consumo de álcool;
  6. Controle o estresse;
  7. Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

As principais complicações possíveis deste procedimento são: Complicações cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio. Insuficiência renal e hepática. Insuficiência pulmonar.

Tomografia Computadorizada (TC)
É um método não invasivo de diagnóstico do aneurisma cerebral que utiliza radiação ionizante, usado rotineiramente para avaliar as complicações como ruptura e consequente hemorragia subaracnoídea (HSA) ou hematoma do parênquima encefálico (tecido cerebral).