O que é área vermelha no hospital?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O paciente em estado grave vai direto para a Sala Vermelha. Depois de estabilizado, é avaliado pelos médicos do hospital e segue para a área competente, de acordo com cada caso.

Quem atua em Sala Vermelha? Nela, atuam profissionais médicos com experiência em medicina de emergência, com residência médica, certificação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia [ACLS, na sigla em inglês] e muitos atuam prioritariamente em UTI.

A sala vermelha (às vezes chamada de “área vermelha” ou “sala de choque”) é uma área da DEA ou ER, equipada com equipamentos tecnologicamente avançados equipamento e dedicado ao tratamento de pacientes em estado particularmente crítico, ou seja, aqueles que, com base em triagem avaliação, são “código vermelho”, os mais ...

– Sala de Urgência/Vermelha: 12 dias / 2 dias.

“A Sala Vermelha é o local para atendimento emergencial ao paciente grave.

Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação; Ministrar medicamentos por via oral e parenteral mediante prescrição do médico regulador por telemedicina; Fazer curativos; Prestar cuidados de conforto ao paciente e zelar por sua segurança.

Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.

Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados, etc.

Apesar disso, existem algumas situações clínicas que classificam o paciente imediatamente como grave: a alteração aguda do sensório, a insuficiência respiratória aguda e o choque. Cada uma dessas é uma afecção de um dos grandes sistemas responsáveis pela manutenção da vida: nervoso central, respiratório e circulatório.

Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais.

Porém, a diferença entre CTI e UTI não fica só no nome. Nesse sentido, apesar do CTI e da UTI tratarem os casos mais graves do hospital, somente a UTI é capaz de realizar atendimentos especializados em determinadas patologias.

O que cai nas provas para Técnico em Enfermagem? - Enfermagem Ilustrada.
...
Questões com Tema: A unidade do paciente

  • Conhecimento de plantas físicas hospitalares;
  • Localização de carrinhos de emergência, posto de enfermagem;
  • O que deve conter em um leito hospitalar;
  • Montagem de leitos (conhecimento dos tipos).

Qual a diferença entre a Sala de Emergência e a UTI? A equipe da UTI trata desde emergências menores (fraturas, traumas menores, etc) até graves problemas como infarto, acidentes, traumas por armas, intoxicações, parada cardíaca súbita, etc.

Segundo a RESOLUÇÃO CFM Nº 2271/2020 no seu Anexo 01 “Define- se como paciente crítico ou gravemente enfermo aquele que apresenta instabilidade ou risco de instabilidade de sistema vital com risco de morte.

Os sinais vitais são: pulso, respiração, pressão arterial e temperatura.