O que é atitudes inseguras?

Perguntado por: ualvim2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

São condutas nas quais os colaboradores se expõem aos riscos de acidentes de trabalho. Correspondem ao desrespeito a um procedimento ou ordem, sendo responsáveis por muitos dos acidentes laborais. Por exemplo: não utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's);

Alguns exemplos de condições inseguras são: Proteção insuficiente - inadequada ou ineficiente. Condições Defeituosas - ferramentas manuais, equipamentos, substâncias. Layout pobre - fluxo de trabalho, superlotação e congestionamento.

limpar as máquinas enquanto estão ligadas ou em movimento; consumir entorpecentes durante a jornada de trabalho; desenvolver as funções em ritmo intenso; manusear equipamentos quando o funcionário não está habilitado a utilizá-los, para citar alguns.

Como evitar o ato inseguro? A melhor forma de se evitar quaisquer problemas com relação ao seu modo de agir é, de fato, fazer as suas funções com o máximo de atenção e foco em cada etapa. Também é essencial que caso ocorram dúvidas durante o processo, é ideal perguntar a um supervisor e pedir orientação correta.

Para evitar esse comportamento inseguro, faça todas as atividades necessárias com concentração e atenção a cada passo. Além disso, não realize nenhum processo com dúvidas, pois elas podem ser cruciais para evitar um acidente. Sempre que estiver confuso com alguma situação, chame um supervisor e peça as orientações.

As condições inseguras no trabalho são todas as deficiências que estão presentes no ambiente laboral e que colocam em risco a integridade física ou até mesmo a vida do trabalhador. Porque elas criam chances para que ele se acidente, causando danos à sua saúde física ou até mesmo tirar a vida.

O que é o comportamento seguro
O comportamento seguro é quando o funcionário, ciente dos riscos que sua profissão oferece, adota ações e medidas para proteger a sua integridade e a dos demais colegas.

A insegurança é um estado emocional causado pelo sentimento de inferioridade. A pessoa insegura acredita que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros.

A insegurança pode ser capaz de paralisar e de nos fazer desistir de objetivos importantes para nós, causando angústia e frustração por viver uma vida pautada em desistências, que intensificam ainda mais a sensação de que não será possível concretizar aquilo que almejamos.

Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.

É o medo frequente de ser substituído, de não ser bom o suficiente e a ideia de que o parceiro vai embora se encontrar alguém melhor. Assim, pessoas inseguras no relacionamento são mais propensas a sentir ciúmes, brigar por coisas bobas, precisar de reafirmações a todo momento e ser controladoras.

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

O que fazer? – Aprender a trazer os seus pensamentos para o presente e para a realidade é uma das principais dicas para lidar com a insegurança. Avaliar se as suas preocupações diante de certas situações são válidas, reais e produtivas.

NR 1

A norma regulamentadora responsável pelos atos inseguros é a NR 1, que representa as Disposições Gerais, onde fala que cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre a segurança do trabalho com o objetivo de se prevenir os atos inseguros no desempenho das funções de cada trabalhador.

São eles:

  • Pessoas no centro;
  • Segurança do Paciente;
  • Abordagem por processos;
  • Aprendizagem e melhoria contínua.

Ato inseguro e condição insegura: como são classificados? O ato inseguro e a condição insegura são tipos de falhas diferentes que podem expor o trabalhador a riscos. Enquanto um está relacionado a ações do próprio trabalhador, o outro diz respeito ao ambiente que a empresa oferece.