O que é ave de mau agouro?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

As aves habitualmente observadas pelos videntes eram o abutre, a águia, a coruja e o corvo. Por esse motivo, estão geralmente associadas a conotações pouco simpáticas. A expressão popular "ave de mau agouro" designa a pessoa portadora de más notícias ou aquilo que está associado a desgraças e maus presságios.

Em algumas regiões é considerado uma ave de mau-agouro, pela esdrúxula interpretação de seu canto como “Deus-chamou” ou “Deus quer um”, indicando que a morte estaria próxima de vir a quem o escuta. Mas em outros lugares e uma ave que traz sorte.

Quem já ouviu a história de que quando a Rasga Mortalha passa por uma residência, é sinal de mau agouro? O problema é que a lenda, muito comum nas regiões norte e nordeste, faz com que a coruja, também conhecida como coruja de igreja e Suindara, seja mais uma das vítimas de violência e preconceito popular.

Ave noturna e misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre; muitas pessoas acreditam que quando o urutau canta é certeza de morte de gente próxima. O urutau ou “mãe-da-lua”, é um pássaro que carrega muitas superstições devido às lendas que o cercam.

As aves habitualmente observadas pelos videntes eram o abutre, a águia, a coruja e o corvo. Por esse motivo, estão geralmente associadas a conotações pouco simpáticas. A expressão popular "ave de mau agouro" designa a pessoa portadora de más notícias ou aquilo que está associado a desgraças e maus presságios.

Uma sugestão simples e eficiente é o banho de sal grosso, que deve ser feito mensalmente utilizando-se duas colheres (sopa) de sal grosso em um litro de água; derramando esta solução sobre si, da cabeça aos pés, você terá um auxílio e tanto na manutenção do equilíbrio espiritual.

Os urutaus (Nyctibius griseus) são um grupo de aves noturnas restritas aos Neotrópicos da América do Sul. Também são chamados de mãe-da-lua e emenda-toco. São aves de comportamento noturno. Na língua tupi, urutau significa "ave fantasma", o que ajudou a ave a manter sua fama de agourenta.

Pássaros cantando a noite é um sinal de espírito. Os pássaros são criaturas sociais e empáticas e podem mostrar sua presença quando você precisa de algum apoio. Os pássaros também têm uma capacidade única de nos fazer sentir confortáveis e à vontade.

Para os pássaros e algumas outras aves, cantar é uma questão de sobrevivência, comparado até com a respiração, já que não seria possível sobreviver sem essas duas funções. Esse hábito é um tanto quanto curioso.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

A Rasga Mortalha é signo disseminado nas regiões Norte e Nordeste, tendo sua origem tão variada quanto as culturas que habitam essas regiões. Suindara pode ter sido uma jovem albina ou uma moça rechonchuda apelidada de coruja branca.

A coruja, por exemplo, tem muita procura por gente que gosta de ambientes mais sóbrios, que gostam de leitura e reflexão. A compra desses objetos também pode significar o que a pessoa deseja, como a sabedoria que a coruja retrata.

ORNITOLOGIA (Strix bubo) ave de rapina noturna, existente em Portugal, alimenta-se sobretudo de mamíferos de pequeno e médio porte, tem cerca de 60 centímetros de comprimento, dois penachos na cabeça sobre os olhos grandes e alaranjados e plumagem malhada, em tons de castanho, preto e amarelo, sendo também conhecida ...

Sinopse: Rasga Mortalha parte da lenda da coruja “Suindara” — muito contada no folclore do Norte e Nordeste — para abordar as urgências sociopolíticas do País. Crê-se que o aparecimento de seu vulto branco, seguido do grito selvagem — que lembra o som de um pano sendo rasgado ao meio —, traz consigo o signo da morte.

No Amazonas é Assim / Por Marcus Pessoa - A rasga mortalha é o nome popular que se dá , na região norte e nordeste, à uma pequena coruja, de cor branca, de vôo baixo.