O que é bexiga ansiosa?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

A bexiga hiperativa é um distúrbio neuromuscular, no qual o músculo da parede da bexiga se contrai inapropriadamente durante o seu enchimento, comprometendo a fase de armazenamento.

Respire fundo, mas devagar. Faça 5 contrações dos músculos do assoalho pélvico (o movimento é como se um gás ou material fecal saísse e você não o deixasse sair) apertando e relaxando e contando até 5 entre cada contração. Pense em algo agradável e não relacionado ao assunto.

Sintomas

  1. Frequente vontade de urinar (urgência e frequência)
  2. Incapacidade de segurar a urina/escape (incontinência de urgência)
  3. Escape causado por contrações abdominais (incontinência de esforço — a neuromodulação não trata esse tipo de incontinência)

A bexiga hiperativa é caracterizada pela urgência de fazer xixi, podendo ou não ser acompanhada de incontinência urinária — apesar de mais comum em idosos, afeta todas as idades. Agora, uma pesquisa com portadoras da síndrome concluiu que ela está ligada a distúrbios mentais.

O tratamento principal baseia-se na medicação . Quando o tratamento medicamentoso falha (pode ocorrer em até 30% das pacientes), uma terapia promissora é a injeção de toxina botulínica na bexiga. Com anestesia, aplica-se a substância em 30 pontos da bexiga. A durabilidade é de 6 a 9 meses.

O medo é outra situação que afeta nossos órgãos, geralmente o rim e a bexiga sofrem com ele. É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado. Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções.

7 técnicas para controlar a ansiedade

  1. Respiração. A meditação contribui para a saúde mental. ( ...
  2. Relaxamento. ...
  3. Exercícios físicos. ...
  4. Evite substâncias estimulantes. ...
  5. Organização. ...
  6. Higiene do sono. ...
  7. Terapia.

Alfa-bloqueantes (como tansulosina, silodosina, alfuzosina ou doxazosina - os mais antigos fármacos deste grupo, prazosina e terazosina, praticamente não se usam actualmente): promovem o relaxamento dos músculos da próstata e da bexiga, facilitando a micção.

Entre os exames que podem ser necessários estão a ultrassonografia renal e de vias urinárias, a mensuração do resíduo pós-miccional, o estudo urodinâmico e a cistoscopia. O diário miccional e os questionários de sintomas urinários são uma importante ferramenta na avaliação do paciente com bexiga hiperativa.

Vontade de urinar toda hora: veja qual é a frequência normal
Nesse sentido, é considerado normal acordar no máximo 1 vez durante o sono para ir ao banheiro urinar. Então, caso a frequência seja maior do que isso, é indicado procurar ajuda especializada para investigar o que está acontecendo.

Um dos exercícios mais indicados para tratar qualquer condição que envolve o trato urinário são os exercícios de Kegel. A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.

Principais sintomas de bexiga baixa

  • Sensação de evacuação incompleta após urinar;
  • Presença de algo que se sobressai na vagina;
  • Incontinência urinária;
  • Pressões e desconfortos vaginais;
  • Dores na coluna e embaixo do ventre;
  • Perda de autoestima;
  • Redução ou ausência de atividades sexuais.

Chá de folha de uva-de-urso. Também chamado de chá de folha de uva-ursi, essa planta tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, anti-sépticas e diuréticas. O seu chá auxilia no combate às bactérias, atuando como um chá para infecção de urina, que pode ser um dos problemas causados pela incontinência urinária ...

Caso não tratada adequadamente, a bexiga hiperativa pode provocar grande redução da qualidade de vida do paciente, principalmente naqueles que não conseguem ter uma contínua noite de sono.

Bebidas com gás, mesmo água, podem irritar a bexiga. Se você tem bexiga hiperativa procure diminuir o consumo dessas bebidas ou se possível, elimine-as completamente. Bebidas que contêm álcool e gás como Champanhe e drinks com soda podem irritar ainda mais a sua bexiga. Pimenta e outros condimentos.

**FRUTAS ÁCIDAS DEVEM SER CONSUMIDAS NORMALMENTE. ELAS ALCALIZINAZAM A URINA, APESAR DE SEREM ÁCIDAS. NO ENTANTO, FRUTAS COMO UVA, MAÇA, AMEIXA, MANGA PODEM SER IRRITANTES PARA PESSOAS COM BEXIGA HIPERATIVA. EVITAR TAMBÉM TABAGISMO E COMBATER A OBESIDADE.

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.

Os principais sintomas dos portadores de bexiga hiperativa são: Urgência e extrema necessidade de urinar, podendo estar acompanhada de dor.

A resposta é que a Bexiga Hiperativa, como falamos anteriormente, tem características específicas como o aumento da frequência das micções, urgência em urinar e noctúria (vontade de urinar durante a noite). Já a Incontinência Urinária é definida pela perda involuntária de urina.

A bexiga hiperativa pode ter causas neurológicas
A BH consiste num “distúrbio neuromuscular, no qual o músculo da bexiga se contrai inapropriadamente enquanto esta se enche o que pode levar a perdas de urina nos momentos menos apropriados”, elucida Paulo Temido.