O que é bom para a garganta arranhando?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

7 formas de aliviar a garganta irritada

  1. Gargarejar água morna com sal. ...
  2. Fazer nebulização com soro fisiológico. ...
  3. Tomar mel. ...
  4. Beber chás. ...
  5. Gargarejar vinagre de maçã e água. ...
  6. Chupar bala de mel e limão, ou menta. ...
  7. Tomar suplemento de alho.

Remédios naturais para garganta inflamada

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Chá de camomila com mel. ...
  4. Chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  5. Vitamina de morango com mel.

Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Uma inflamação viral de garganta , como uma faringite , por exemplo, dura em média 3 a 5 dias. Já uma infecção bacteriana das amígdalas - a amigdalite bacteriana , pode durar um pouco mais se não tratada com antibióticos e também vem com uma febre, prostração e mal estar superiores as da faringite viral.

E esta irritação pode ter várias causas. Algumas delas são: uso excessivo da voz; gripes e resfriados; poluição do ar; pelo de animais, poeira, mofo; frio e baixa umidade do ar; fumaça de cigarro; sinusite ou bronquite.

Causa da amigdalite bacteriana
Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

Chás a base de alho, mel e/ou limão. Chá de alho pode não parecer uma boa ideia, mas esse ingrediente tem comprovada ação anti-inflamatória. Associar o alho ao limão e mel, ou então preparar um chá com apenas esses dois últimos, é uma boa forma de aliviar a garganta inflamada e evitar a tosse seca.

Sintomas da irritação na garganta

  1. sensação áspera na garganta;
  2. desconforto que piora com a deglutição ou fala;
  3. voz rouca ou abafada;
  4. amígdalas vermelhas e inchadas;
  5. pus ou presença de manchas brancas nas amígdalas;
  6. glândulas doloridas e inchadas no pescoço ou na mandíbula.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

O ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor de garganta, chamada amigdalite ou faringite, que geralmente ocorre devido a infecção viral provocada pelo resfriado comum.

Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Paracetamol (substância ativa) são indicados, em bebês e crianças, para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente e dor de garganta.