O que é bom para branquear os dentes?

Perguntado por: amenezes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O clareamento a laser deve ser sempre realizado no consultório do dentista, feito com a aplicação de substâncias de branqueamento altamente concentradas, essa é uma das formas mais rápidas e eficientes de clarear os dentes.

Além da moldeira, o profissional fornece ao paciente o gel com peróxido de carbamida com a concentração ideal para o caso e acompanha a evolução do quadro. Dessa forma, o paciente deverá aplicar o gel sobre a moldeira e colocá-la sobre os dentes. Não existe uma regra para a forma de aplicação.

Clareamento no consultório: A técnica utiliza um peróxido com concentrações mais elevadas, isolando tecidos moles (gengiva e mucosa oral) para evitar irritações e queimaduras, por períodos de 30-45 minutos. São necessárias de 2 a 4 sessões com intervalos médios de uma semana.

A ação do açafrão não irá clarear os dentes, mas descolori-los. Os dentes possuem pequenos poros chamados túbulos dentinários e moléculas de cores. Se esses poros forem bloqueados, os dentes terão uma aparência mais escura e é esse o efeito do açafrão, já que ele penetra com facilidade nessas pequenas cavidades.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Bicarbonato de Sódio
Se você quiser, também pode misturar com a pasta de dente, pois o efeito será o mesmo. Porém, muito cuidado! Esse método só pode ser usado até QUATRO vezes ao mês – uma vez a cada semana.

Passar bicabornato de sódio, limão, água oxigenada, casca de laranja, sal, entre outros produtos caseiros não clareia os dentes. Alguns desses ingredientes possuem efeito abrasivo, que pode proporcionar desgastes excessivos do esmalte, mas não devolve a sua cor natural.

Para pacientes que necessitam clarear os dentes mais rápido (caso tenham algum evento, por exemplo) pode ser indicado o clareador à base de peróxido de hidrogênio 9,5% ou 7,5%, ou peróxido de carbamida 22% (porém, deve-se avaliar se o paciente apresenta sensibilidade).

É possível clarear os dentes apenas escovando? Depende da coloração e da sensibilidade dos dentes. O uso de cremes dentais para clareamento pode ajudar a remover manchas, por exemplo, com pigmentos mais superficiais na camada externa dos dentes ou mesmo em camadas mais internas.

Muito se pergunta sobre o preço do clareamento dental caseiro. Dessa forma, o preço tende a variar de R$ 500 (quinhentos reais) até R$ 1.000 (mil reais).

Jovens estão usando água oxigenada para fazer bochecho e gargarejo para clarear os dentes. A prática não é recomendada por profissionais dentistas que, além de causar um desequilíbrio da microbiota bucal, provocando queimaduras e aftas, pode levar a uma série de infecções e inflamações na boca.

Contudo, o produto vendido nas farmácias tem uma concentração muito baixa de peróxido de hidrogênio, não sendo efetivo para o clareamento dos dentes. Além disso, a água oxigenada pode causar sérios problemas na boca.

Posso limpar escova de dente com água sanitária? Sim! A água sanitária também é uma ótima opção para desinfecção da escova de dente.

O estudo ainda cita que o uso da receita de uma colher de chá de açafrão com meia colher de chá de sal e meia colher de chá de óleo de mostarda duas vezes ao dia pode gerar o alívio de gengivite e periodontite.

Muitas pessoas se perguntam sobre a eficiência e a segurança ao usar açafrão para clarear os dentes. Na verdade, não existem evidências científicas que comprovem a associação entre o pó dessa raiz, misturado ao creme dental ou na composição do óleo de coco, e o clareamento dentário.