O que é bom para substituir a carne?

Perguntado por: iarruda . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

  1. Soja. Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. ...
  2. Grão-de-bico. ...
  3. Tofu. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Lentilha. ...
  6. Espinafre. ...
  7. Ervilhas. ...
  8. Castanha de caju.

Reduções nos níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo também o risco de doenças cardiovasculares; Melhores índices de vasodilatação no sistema cardiovascular, levando a um menor risco de infartos e derrames; Tendência maior à perda de peso e à redução do Índice de Massa Corporal (IMC);

Ao parar de comer carne é importante procurar orientação nutricional para evitar deficiências. Quando se deixa de comer carne deve atentar-se aos baixos níveis de vitamina B12, ferro, zinco, ômega 3 e vitamina D.

As carnes vermelhas de uma forma geral são fontes de ferro e vitamina B12 - dois nutrientes que, caso estejam em falta no organismo, causam anemia (ferropriva e perniciosa, respectivamente).

Sim, o queridinho dos brasileiros pode ser uma ótima fonte de proteínas na sua dieta. Além disso, é um grão rico em fibras, o que prolonga a sensação de saciedade e dá mais disposição. O feijão ainda é rico em cálcio, e ferro, em magnésio, e potássio, em ácido fólico e em carboidratos.

Leite e produtos lácteos
Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. O leite e seus derivados, como queijo e manteiga, são boas fontes do micronutriente. Em 100g de leite há aproximadamente 1mcg de vitamina B12[6].

As proteínas presentes tanto na carne quanto nos ovos são consideradas “proteínas completas”, uma vez que possuem todos os aminoácidos que o organismo necessita e não produz. Portanto, na ausência da carne, é possível substituir pelo ovo, sim.

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

carne suína

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

“Quando diminuímos o consumo da carne e substituímos por alimentos de origem vegetal, a densidade de alimentos aumenta enquanto a de calorias diminui, resultando em um consumo calórico menor. Isso pode auxiliar no processo de emagrecimento”, explica. Não é necessário abolir a carne vermelha da sua dieta.

Carne vermelha é rica em ferro, principalmente o heme, encontrado apenas em alimentos de origem animal. O consumo de carne ainda favorece a absorção de ferro não heme, de origem vegetal. Por tudo isso, o alimento ajuda a prevenir e tratar problemas como anemia.

De acordo com um estudo, o consumo de carne vermelha está associado a um maior risco de mortalidade causada por doenças cardiovasculares (DCV). Logo, não consumir carnes e aumentar a ingestão de grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e nozes está associado a um menor risco de DCVs.

Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo. E, ao contrário do que costumávamos a ouvir, a carne suína tem o mesmo período de digestão que a carne bovina e o frango. A exceção fica por conta da carne de peixe, que é digerida em uma hora.

Segundo os médicos, uma dieta sem produtos de origem animal pode “reduzir o número de medicamentos necessários para tratar doenças crônicas e ajudar a diminuir os índices de mortalidade relacionados à doenças cardíacas isquêmicas”.

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

  1. Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. ...
  2. Salmão. ...
  3. Ovos. ...
  4. Maminha grelhada.

O feijão possui praticamente a mesma quantidade de proteínas que a carne bovina. Ademais, em termos de valores nutricionais, vê-mos que o feijão claramente se destaca em relação a carne bovina.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.