É verdade que carne seca e carne de cavalo?

Perguntado por: usalazar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A carne seca é feita da carne de cavalo? - Quora. Pode ser feita de qualquer carne de proteína animal, inclusive de cavalo. Mas no Brasil não temos costume em consumir carnes de cavalo, geralmente são bovinos.

A carne equina, ou carne de cavalo, é ligeiramente mais avermelhada que a do boi e com um paladar um pouco mais adocicado que a carne bovina. Muitos já podem ter comido e nem notado a diferença.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.

Não. O brasileiro não tem costume de comer carne de cavalo por questões meramente culturais. "Não faz parte da nossa tradição como em países da Europa e no Japão, por exemplo", explica o veterinário Enrico Ortolani, da Universidade de São Paulo (USP), consultor do Globo Rural.

Sim, a carne de cavalo pode ser consumida no Brasil. De acordo com o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os equinos são considerados como espécies de açougue, portanto, sem impedimentos para consumo. A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

Considera-se que a carne-seca tenha surgido na região Nordeste do Brasil nos primórdios da colonização. Os principais mercados consumidores eram Pernambuco e Bahia. Os mais antigos registros históricos a respeito da carne-seca são do século XVII.

A carne é aberta, cortada em mantas e levemente salgada. Depois, é colocada para descansar em lugares ventilados até secar pelo lado de fora. Feito com cortes bovinos, é típico da região Sul. Ele recebe uma camada de sal de cada lado e depois é pendurado em um local arejado para secar.

Significado de Carne-seca
substantivo feminino [Culinária] Carne bovina muito salgada, seca ao sol ou ressecada com a ajuda de uma estufa; charque. expressão Estar por cima da carne-seca.

A carne de cavalo assemelha-se à carne bovina na aparência, sabor e composição. A cor, ligeiramente mais avermelhada que a do boi, nem sempre é notada pelo consumidor. Da mesma forma, o paladar, um pouco mais adocicado, pode passar despercebido.

São três estados que contam com frigorífico: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Estado, o abatedouro fica em São Gabriel, na região das Missões. Até o mês passado, a exportação de carne de equídeo tinha movimentado US$ 12,5 milhões. A Bahia é o maior exportador, responsável por 73% da produção nacional.

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.

Na Itália, a mortadela de cavalo é uma especialidade do Lácio, região em que se encontra Roma. É um produto caro, feito por artesãos locais. Não existe razão para se comer boi e ter nojo de carne de cavalo.

carne de porco

A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal. Essa mistura da carne, junto aos demais ingredientes, é embalada em bexiga de porco ou boi para ser cozida em um forno grande.

Mortadela (em italiano, mortadella) é um enchido ou embutido feito de carne de bovinos, suínos, de aves e de cubos de gordura. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.

É importante lembrar que, além da China, outros países asiáticos, como o Vietnã, consomem carne de cachorro. Na Malásia, as autoridades chegaram a incentivar o consumo de cachorros como controle da população dos animais. Na Coréia do Sul, comer carne de cachorro só foi proibido em 2018.

O quilo custa em média R$ 25 reais, dependendo dos cortes, que são bem parecidos com os do boi. A carne de cavalo brasileira é vendida para a França, a Bélgica, a Itália, a Rússia, a Suíça e o Japão.