O que é brometo de ipratrópio é o mesmo que berotec?

Perguntado por: lbeiramar8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Um dos medicamentos mais utilizados em setores ambulatoriais e hospitalares, o Berotec (Bromidato de Fenoterol) e o Atrovent (Brometo de Ipratrópio), são utilizados em conjunto com a finalidade de broncodilatação, mas precisamos saber que eles têm mecanismos de ação diferentes.

Bromidrato de Fenoterol Prati-Donaduzzi 5mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 20mL de solução de uso oral.

Brometo de Ipratrópio solução pressurizada para inalação (aeorossol) é indicado como broncodilatador para o tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma.

Devido a razões comerciais, a Boehringer Ingelheim do Brasil apresentou junto à ANVISA em 30/10/2019 o pedido de descontinuação definitiva do medicamento Berotec ®, bromidrato de fenoterol, Solução Gotas, indicado para tratamento dos sintomas relacionados à crise aguda de asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ...

O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.

O brometo de ipratrópio serve como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação dos canais do aparelho respiratório) e enfisema (doença pulmonar crônica que ataca indivíduos que ...

- Adultos (inclusive idosos e adolescentes acima de 12 anos): 40 gotas. - Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 20 gotas. - Crianças abaixo de 6 anos: a dose recomendada é de 8 a 20 gotas.

Você não deve usar BEROTEC se tiver cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica (desenvolvimento excessivo de uma área do coração que prejudica seu funcionamento normal); taquiarritmia (ritmo acelerado do coração); alergia ao bromidrato de fenoterol e/ou a qualquer outro componente da fórmula.

Você não deve usar brometo de ipratrópio se ti- ver alergia a atropina ou seus derivados, ou a qualquer dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes alérgicos a um ou mais componentes da fórmula.

Cefaleia, tontura, irritação na garganta, tosse, boca seca, náusea e distúrbios da motilidade gastrintestinal.

Cefaleia, tontura, irritação na garganta, tosse, boca seca, náusea e distúrbios da motilidade gastrintestinal.

A quantidade de gotas de Berotec para uso inalatório deve ser adicionada a 3-4 mL de soro fisiológico, conforme orientação do seu médico. Em seguida, realize a inalação até obter suficiente alívio dos sintomas.

Brometo de Ipratrópio Prati-Donaduzzi 0,25mg/mL, caixa com 200 frascos gotejadores com 20mL de solução para inalação (embalagem hospitalar)

Para inalação
a) Crises agudas de asma e outras condições com constrição reversível das vias aéreas - Adultos (incluindo idosos) e adolescentes acima de 12 anos de idade: na maioria dos casos, 0,1 ml (2 gotas) são suficientes para o alívio imediato dos sintomas.

ATROVENT serve como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo (estreitamento das vias aéreas por onde o ar passa, causando falta de ar) associado à asma e à, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Page 2 Atrovent® Solução para Inalação fevereiro/2008 - 2 - (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação ...

A dose recomendada é de 8 a 20 gotas. As doses acima podem ser repetidas até estabilização da crise. O médico deve determinar o intervalo entre as doses. Atrovent pode ser administrado em associação com outros medicamentos inalatórios conforme recomendação do seu médico.