Porque a luz da gasolina acende mesmo com o tanque cheio?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
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Provavelmente a boia que mede o nivel estragou e por isso o nivel não sobe no marcador e portanto a luz de reserva acende.

Luz de Combustível
A luz do painel referente ao combustível estará acesa caso seu carro atinja o nível da reserva. Para isso não acontecer, lembre de ficar atento a quantidade de combustível marcada no painel.

Você sabe que o carro entrou na reserva quando acende uma luz no painel do veículo. Essa luz tem a cor vermelha e se apresenta no formato de uma bomba de combustível. Ela significa que o tanque está muito próximo do seu fim e restam apenas cerca de 3 a 10 litros no reservatório.

A luz acende pelo veículo não reconhecer o combustível, tanto por estar fora dos padrões e de má qualidade, como também até mesmo em situação normal, depois de uma mudança brusca do álcool para gasolina no abastecimento. Mesmo que o carro ainda rode, o indicado é ir diretamente sanar o problema.

Para saber a disponibilidade de combustível, é só fazer a divisão de acordo com a marcação do combustível na régua. Por exemplo, se há meio tanque disponível o volume máximo é de 10 mil litros de gasolina, então há ali 5 mil litros.

Dessa maneira, o tanque da partida a frio deve sempre estar abastecido com gasolina, que tem o ponto de fulgor (menor temperatura em que um combustível libera vapor) muito menor do que o álcool.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa? Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

O Sensor de Nível de Combustível tem como princípio a variação da resistência elétrica de acordo com o nível de combustível presente no tanque. Essa variação controla a corrente que movimenta o ponteiro indicador no painel. Nos veículos Flex, o sensor de nível de combustível tem uma função adicional muito importante.

Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro. Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.

Boia de Combustível
Mesmo sendo feito de plástico, esse componente pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol. Como consequência, com o tempo a boia da bomba pode encharcar-se de combustível e afundar, desequilibrando a medição do sensor de nível.

O sensor de nível de combustível, também conhecido como boia de combustível, não tem uma quilometragem específica para ser substituído. Contudo, é uma peça que sofre desgaste ao longo do tempo e precisa ser trocada quando apresenta defeitos.

Para saber a disponibilidade de combustível, é só fazer a divisão de acordo com a marcação do combustível na régua. Por exemplo, se há meio tanque disponível o volume máximo é de 10 mil litros de gasolina, então há ali 5 mil litros.

Esse período é chamado de aprendizagem. Todavia, de acordo com a empresa, trata-se de um procedimento bastante breve, que, em um carro atual, na maioria das situações não leva mais do que 3 minutos.

Como a maioria dos tanques de combustível modernos possuem de 50 a 70 litros, o aviso ocorre ao restar entre 5 a 8 litros no reservatório. Alguns modelos criam um segundo estágio no qual a lâmpada passa a piscar, no qual restam de 3 a 5 litros, a fim de evitar a pane seca.

Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando.