O que é chefe de falange na Umbanda?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Falanges: são agrupamentos de espíritos afins que possuem a mesma vibração. São elas: pretos velhos, caboclos, exus, crianças, boiadeiros, ciganos, orientais e mestres que trabalham na cura.

As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. No homem, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux, que têm apenas duas.

O falangeiro, portanto, é aquele que integra um grupo de trabalho, onde todos os espíritos daquele grupo representam o arquétipo de um mesmo Orixá, trabalhando COM suas vibrações, ou que representam o arquétipo próprio de sua falange, trabalhando SOB a vibração de um Orixá.

Falanges - esses ossos dão forma aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Cada dedo possui três falanges e o polegar possui apenas duas.

Significado de Falanges
substantivo feminino plural Os ossos que compõem os dedos das mãos e dos pés. [Anatomia] Os ossos das mãos e dos pés que se articulam com o metacarpo.

Uma Falange é que um agrupamento de espíritos, que se compreendem em harmonia, através de um arquétipo semelhante a ser seguido, ou seja, não existe somente um Exu 7 Facadas, existem centenas de espíritos que usam esse nome, pois todos se compreendem estarem harmonicamente em uma mesma egrégora.

Falanges, assim como o nome sugere, são grandes agrupamentos, cada qual com a sua especialidade, que respondem a uma entidade, a chefe desta falange. No caso, a chefe é Dona Maria Padilha, que por sua nobre fama também enfrenta o dissabor da associação de seu nome com charlatões e espíritos zombeteiros.

Falanges proximais: localizadas na base do dedo. Falanges médias: entre as falanges proximais e as distais. Falanges distais: localizadas nas pontas dos dedos.

Falanges do pé

  • Falanges proximais.
  • Falanges médias.
  • Falanges distais.

Falange: E a terceira parte são as falanges, sendo 3 falanges: proximal, média e distal. São formadas por 3 partes: base (proximal), corpo e cabeça (distal). Todos os dedos possuem 3 falanges, a proximal, média e distal, exceto o polegar que contém apenas 2 falanges: a proximal e a distal.

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira.

A dança é a manifestação das entidades, a energia delas que se materializa nos corpos dos médiuns. Ela faz parte dos rituais da casa, é a energia que potencializa o trabalho e firma forte no corpo do médium.

As extremidades metacarpais formam ainda articulações com as extremidades proximais das falanges, sendo essas articulações chamadas de articulações metacarpofalângicas. Entre as falanges, observam-se as chamadas articulações interfalangeanas.