O que é considerada habilidade auditiva?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

As habilidades de processamento auditivo são funções do sistema nervoso auditivo central executadas para compreendermos e utilizarmos os sons que recebemos, de maneira eficiente e efetiva.

Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico integrando a informação em modelos.

Para desenvolver a memória auditiva, você pode trabalhar com atividades que apresentem diversos sons, onde o indivíduo deve fechar os olhos e tentar adivinhar, ou até mesmo uma sequência de objetos com sons e perguntar qual foi a ordem.

b) Estilo Auditivo: Estudantes com estilo auditivo possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada.

Crianças com qualquer grau de perda auditiva podem ter dificuldade para ouvir as informações importantes quando estão rodeadas por ruídos, pois eles mascaram as coisas importantes que são ditas e precisam ser ouvidas. Mantenha o barulho na sala o menor possível.

As habilidades auditivas avaliadas por meio dos testes comportamentais são: interação binaural, figura fundo, resolução temporal, separação e integração binaural, e ordenação temporal 5. American Speech-Language-Hearing Association.

A avaliação do processamento auditivo central, pode começar por uma triagem simples realizada no consultório, composta por:

  1. teste de localização da fonte sonora em cinco direções.
  2. teste de memória sequencial.
  3. verbal: com a utilização de sequências silábicas.
  4. não verbal: com a utilização de instrumentos musicais.

A audição é um mecanismo de captação de ondas de pressão do ar pela orelha. Esses estímulos mecânicos captados são traduzidos em impulsos nervosos, que, em seguida, são percebidos pelo cérebro como som. Esse mecanismo é muito importante, pois facilita a comunicação entre os indivíduos.

A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.

O que é memória auditiva
Em outras palavras, a memória auditiva é a responsável pela soma de informações sonoras que as pessoas recebem a curto prazo. Por isso, ela conta com uma extensa área de armazenamento e, mesmo sendo de curto prazo, é mais longa do que a memória visual.

A percepção auditiva tem início antes do nascimento. Durante o desenvolvimento, o cérebro humano transforma-se em um sistema altamente especializado para as funções de percepção, de memória e de semântica necessárias para compreender e produzir a fala e para apreciar a música.

5 dicas para potencializar a memória auditiva

  1. Adivinhe o som. Para brincar, utilize objetos que fazem sons variados (como sacolas plásticas, por exemplo) e peça para a criança fechar os olhos e identificar qual objeto faz aquele som. ...
  2. Audiolivros. ...
  3. Jogo do apito. ...
  4. Reconhecendo a voz. ...
  5. Viagem em pensamento.

Conheça as oito doenças auditivas mais comuns.

  • Otite: As otites são as inflamações mais comuns que podem ocorrer em diversas regiões da orelha, como o ouvido externo ou médio. ...
  • Labirintite. ...
  • Tinnutus (Zumbido) ...
  • Doença de Ménière. ...
  • Colesteatoma. ...
  • Síndrome de Usher. ...
  • Otosclerose. ...
  • Neuroma do Acústico.

E é através das experiências sonoras que a criança então aprenderá a ouvir e também desenvolver as chamadas habilidades auditivas, como: detecção, localização e lateralização da fonte sonora, reconhecimento, discriminação, atenção e memória auditiva.

Como assim? Por exemplo: se você descobre que é mais visual, por exemplo, vai bem ler bons livros,artigos, etc e fazer anotações ou mapas mentais. Se você descobre que é auditivo: é bem interessante buscar ouvir audiobooks ou gravar sua própria voz e escutar.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.

Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.

4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.

Para se referir a uma pessoa com perda total de audição, o certo é dizer que ela é surda e não surda-muda.