O que é considerado interior?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Oficialmente, nos órgãos federais, imprensa e universidades, o termo interior se refere ao local que não é a capital e nem as cidades adjacentes a ela, a chamada região metropolitana. Ou seja, o interior do Brasil corresponde a todos os municípios que não integram as áreas metropolitanas das capitais brasileiras.

Morar no interior significa, para muitas pessoas, uma vida mais calma, mais tranquila, a redução definitiva do estresse. Por isso, se torna uma idealização de futuro. Porém, quando a pessoa realmente decide que chegou a hora, é preciso escolher o lugar ideal para recomeçar a tranquila morada.

Com mais de 500 cidades em seu interior, o estado de São Paulo atrai moradores de diferentes perfis em busca de tranquilidade em meio à natureza ou de opções de lazer para a família.

Campinas é o terceiro município do estado em número de habitantes e o primeiro do interior paulista.

Mas, o estado tem 92 cidades, que possuem as mais diversas paisagens. Entre cidades históricas, serranas e praianas, é possível aproveitar cada momento da viagem em torno da natureza.

RESENDE

RESENDE É ELEITA MELHOR CIDADE DO INTERIOR DO RJ PARA MORAR
De acordo com a Revista Casa Vogue, Resende oferece proximidade com a natureza, sendo o local ideal para aqueles que buscam por tranquilidade.

Os tradicionais bairros do Méier e da Tijuca, ambos na zona Norte da capital fluminense, são os mais baratos no quesito aluguel.

O litoral consiste em uma faixa de terra que está junto à costa marítima, e acaba sendo banhada por mares e oceanos. Já o interior se refere às cidades que não são capitais e se encontram fora das regiões metropolitanas.

São Caetano do Sul
Há tempos (o último levantamento é de 2010) a cidade lidera o ranking do IDH no estado com o índice de 0,862, por conta da qualidade de vida que oferece - sendo possível morar lá e trabalhar na capital, com transporte disponível por ônibus ou trem.

Censo 2022: menor cidade de SP, Borá tem 907 moradores, 32 ruas e não possui semáforo: 'Pedaço do céu'

Marília, Presidente Prudente e Registro foram as regiões consideradas mais pobres. Perderam pontuação Ribeirão Preto e Araçatuba.

  • Campinas (1.204.073 de habitantes)
  • São José dos Campos (737.310 habitantes)
  • Ribeirão Preto (720.116 habitantes)
  • Sorocaba (695.328 habitantes)
  • Jundiaí (426.935 habitantes)
  • Piracicaba (410.275 habitantes)
  • Bauru (381.706 habitantes)

O termo interior foi muito utilizado quando da construção da nova capital do Brasil, Brasília, que serviu para "interiorizar" o país. Está localizada nesta região o município de Campinas com 1 138 309 habitantes, sendo a maior cidade e única metrópole do interior do Brasil.

Alguns historiadores apontam que Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.

Ao analisar dados de 2001 a 2007, os especialistas descobriram que, em média, os homens que moravam no campo viviam 77 anos e meio, dois anos mais do aqueles que vivam nas cidades.

No interior, diferente do que acontece nas capitais, é possível ter um cotidiano mais leve, com mais segurança e um dia a dia menos corrido. As pessoas que vivem em uma cidade menor são vistas como mais solícitas, tornando maior e mais agradável a interação social.

6 melhores cidades para se viver no interior de São Paulo

  1. Sorocaba. Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista e a mais populosa da região sudeste do estado de São Paulo, sendo mais de 700 mil habitantes, estimada pelo IBGE para 2021. ...
  2. Limeira. ...
  3. Mogi Guaçu. ...
  4. Santa Bárbara d'Oeste. ...
  5. Piracicaba. ...
  6. Rio das Pedras.