O que é considerado traje social?

Perguntado por: smenezes6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O traje passeio completo – ou traje social – pode ser definido como uma típica “roupa de madrinha”: modelagens, cortes e tecidos nobres, geralmente acompanhados por sapato de salto alto. É muito comum que os vestidos sejam escolhidos para o evento que solicita este tipo de vestimenta.

Tipos de Trajes

  • Traje: Esporte. Ocasiões: Viagens, Compras, Clubes, Praia. ...
  • Traje: Esporte fino, Passeio, Tennue de Ville ou Traje de Calle. Ocasiões: Teatros, Cinema, Almoços, Jantares íntimos. ...
  • Traje: Passeio Completo ou Social. ...
  • Traje: Black-tie ou Texudo. ...
  • Traje: Gala ou Rigor.

O estilo social masculino é composto por peças como os paletós, camisa e calça social, sapato social, e com acessórios como o cinto e a gravata. Esses itens podem assustar um pouco quem não está acostumado com o estilo social masculino moderno e, por isso, não faz a menor ideia de como começar a compor um visual assim.

O traje passeio completo é um tipo de vestimenta comumente usado em eventos sociais, e por isso também é chamado de traje social. Essa categoria geralmente traz um ar mais formal, com roupas, calçados, acessórios, maquiagem e cabelo sofisticados.

Traje Esporte Fino/Passeio
É o estilo intermediário, menos casual, geralmente usado para ocasiões com um ar um pouco descontraído, como casamentos ao pôr do sol e festas de formatura. Deve-se tomar mais cuidado, pois existe uma certa formalidade presente.

O traje social feminino pode ser composto por uma saia ou calça social, uma blusinha, que seja discreta e com um decote também discreto e um sapato social de couro, mas vai de casa pessoa decidir se vai usar salto alto ou uma sapatilha social, o vestido também é um traje social e pode ser usado com sapato ou sandália ...

No rodapé, no canto direito, depois de todas as informações básicas, podem incluir a indicação do dress code. Quanto mais direto, melhor. Vocês podem colocar, por exemplo: “Traje: Esporte fino” ou apenas o nome do estilo.

Vestidos curtos ou na altura dos joelhos são ideais para a ocasião, além de outras opções como saias, calças de tecido, jeans e bermudas. As composições pedem tecidos leves e sem brilhos.

Também chamado de tenue de soirée (“roupa de noite”, em francês), o traje de gala é destinado às festas superformais; no nível dos casamentos ou dos tapetes vermelhos, mesmo. O vestido longo é o mais indicado, mas, na última década, os curtos chiques também passaram a ser aceitos.

Como vestir para um evento social: tecidos finos – Blusa ou camisa. As blusas ou camisas feitas em tecido fino são sempre uma boa opção, sem dúvida. Nesse sentido, há uma grande variedade de modelos, cores e estampas. Charmosas, elas dão um ar não apenas sério, mas também muito bonito a qualquer visual.

Também conhecido como passeio, o traje esporte fino é um intermediário entre o estilo casual e o social. Não é aquele visual descontraído, mas também não requer paletó e gravata borboleta.

Para os homens, a regra é usar o terno completo, ou seja, paletó, colete e calça. Para complementar o traje, é necessário incluir uma boa gravata e uma camisa social, é claro. Por serem eventos que exigem distinção, não há muitas formas de sair do óbvio.

5 dicas para escolher a roupa social perfeita
Opte por roupas neutras: tons neutros são ótimos porque combinam com tudo. Uma camisa branca, por exemplo, pode ser usada desde uma produção formal, combinada com salto e uma calça de alfaiataria, a uma bastante despojada, com um shorts jeans.

A composição mais clássica para um look masculino social é juntar as “peças essenciais”, como um paletó cujo corte é bem trabalhado, camisa que tenha um tom não tão contrastante com o terno, gravata, calça social, sapato social e cinto.

O look conhecido como esporte fino pode ser entendido como o visual que fica no meio termo. Não deve ser visto apenas como uma simples roupa, mas também não precisa se arrumar como se fosse em uma festa de gala.

A roupa casual é a roupa informal: isto é, aquela que é utilizada em contextos que não exigem o respeito de um código de vestimenta formal. Na hora de escolher roupa casual para vestir, por conseguinte, uma pessoa não se prende com critérios rígidos de elegância nem se preocupa por conseguir um aspecto de seriedade.

Baseado nas matrizes estabelecidas observou-se que o esporte social objetiva a inclusão social, visa à participação, ocupa-se com valores, preocupa-se com a socialização, submete-se à ludicidade, orienta-se para a equidade, enfatiza o lazer e resulta em integração.

De início, a bermuda pode parecer informal demais para um traje esporte fino. No entanto, em eventos como casamentos diurnos na praia, está mais que permitido usá-la.

Como o nome dá a entender, o traje esporte fino é um visual que aparenta ser casual, mas não é super despojado a ponto de permitir camisetas, por exemplo. O esporte fino é elegante, contudo ele fica entre um visual casual com toques de look social ou formal.

Para mulheres, o indicado são sempre vestidos longos, com tecidos nobres e sofisticados. Caudas, decotes, fendas e salto fino são ideais! As joias, ou acessórios refinados, são um bom complemento e deixam a produção ainda mais chique e apropriada para a ocasião refinada.