O que é corrente alternada e continua exemplos?

Perguntado por: gveloso . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Na corrente contínua (CC), o fluxo de elétrons dentro de um circuito elétrico ocorre em apenas uma direção . Já na corrente alternada, há também o fluxo em sentido inverso. Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão.

Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.

Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

corrente alternada

A corrente alternada diz-se ser a corrente da natureza, pois é gerada a partir de elementos naturais como quedas d'água, vento, que fazem girar um ímã ou uma bobina para gerar a corrente, como dito acima. Essa é a corrente que chega até as tomadas das nossas casas.

Aparelhos que funcionam com corrente alternada

  • Máquina de lavar.
  • Aspirador de pó
  • Ventilador.
  • Liquidificador.
  • Processador de alimentos.
  • Compressor.

É importante perceber que mesmo ao oscilar, se não alternar a direção do fluxo de elétrons, a corrente é considerada contínua. Pilhas, baterias, dínamos e painéis solares geram correntes contínuas utilizadas em circuitos de baixa tensão, como computadores, celulares e aparelhos eletrônicos em geral.

Ao estudar eletricidade é muito comum ler que a Corrente alternada é utilizada para transmitir energia por ela ser mais fácil de mudar sua tensão e por ser mais eficiente na transmissão.

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).

A corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação. Portanto, todo circuito CC possui polaridade positiva (+) e negativa (-).

A corrente alternada, ao contrário da CC, pode ser transportada por longas distâncias e usada em altas tensões. Os transformadores nos permitem alterar facilmente a tensão dessa corrente para transmissão de eletricidade a longa distância.

Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, que podem ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 110 V e 220 V. Correntes mais intensas podem provocar desmaios e fortes queimaduras, porém não chegam a matar de imediato.

As correntes de baixa frequência (de 50 a 60 hertz) utilizadas nos Estados Unidos, são mais perigosas que correntes de alta- frequência e 3 a 5 vezes mais perigosas que uma corrente contínua de mesma tensão e intensidade.

Transformador é um dispositivo utilizado para abaixar ou aumentar a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética. Os transformadores presentes nos postes de distribuição são usados para abaixar o potencial elétrico. Transformadores são dispositivos usados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétricas.

Hidrelétricas

Hidrelétricas. A hidreletricidade tem sido a principal fonte de geração do sistema elétrico brasileiro por várias décadas, tanto pela sua competitividade econômica quanto pela abundância deste recurso energético a nível nacional.

No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts. A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, disponibiliza em seu site os níveis de tensão secundárias de cada cidade.

Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A). A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores.

A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo.

Enquanto o símbolo da bateria é usado como um símbolo genérico para qualquer fonte de tensão CC, o círculo com a linha ondulada no interior é o símbolo genérico para qualquer fonte de tensão de corrente alternada (CA).