São exemplos de discriminação de exemplos?

Perguntado por: nximenes4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

No Brasil, por exemplo, a desigualdade de oportunidades entre brancos e negros resulta em dados como: negros são a maioria da população carcerária. negros são minoria nas universidades. negros possuem menos oportunidades de emprego.

A causa da discriminação reside, muitas vezes, no cru preconceito, isto é, um juízo sedimentado desqualificador de uma pessoa em virtude de uma sua característica, determinada externamente e identificadora de um grupo ou segmento mais amplo de indivíduos (cor, raça, sexo, nacionalidade, riqueza, etc.).

A discriminação refere-se ao tratamento injusto ou negativo de uma pessoa ou grupo, por ela pertencer a certo grupo (como etnia, idade ou gênero). É o preconceito ou racismo em forma de ação. Baseado na ignorância ou em estereótipos.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Preconceito: o que é, quais os tipos e mais!

  • Preconceito racial.
  • Preconceito religioso.
  • Preconceito cultural.
  • Preconceito social.
  • Preconceito estético.
  • Preconceito linguístico.
  • Preconceito Sexual.

Do ponto de vista jurídico, discriminação é toda distinção, exclusão ou pre- ferência fundada na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outros critérios de discriminação, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento.

As pessoas podem ser alvo de discriminação com base na idade, deficiência, etnia, origem, orientação política, raça, religião, género, orientação sexual, língua, cultura, entre muitas outras razões. “

sua opinião é desprezada e alvo de deboche em reuniões; há muita conversa paralela criticando algum funcionário específico e, até mesmo, o surgimento de fofocas; quando há trabalho em grupo, surgem diversos conflitos em torno de uma mesma pessoa; o colaborador é constantemente excluído das conversas do time.

Significado de Discriminar
verbo transitivo direto Tratar de forma injusta ou desigual uma pessoa ou um grupo de pessoas, por motivos relacionados com suas características pessoais específicas (cor de pele, nível social, religião, sexualidade etc.); excluir: o Estado discriminava os deficientes.

A discriminação ocorre justamente quando essa atitude ou esse ato-pensamento cria uma distinção entre os outros ou sobre os outros; gera, então, um tratamento diferencial e, em consequência, um preconceito.

Portanto, descriminar é o mesmo que “absolver de um crime”, “inocentar”. A esse verbo, corresponde o substantivo descriminação, e não descriminalização. Exemplo: Alguns deputados lutam para descriminar o aborto. Discriminar significa “distinguir”, “discernir”, “separar”.

O verbo “descriminar” diz respeito à retirada do crime, inocentando alguém ou alguma ação. É um sinônimo de absolver, inocentar, se referindo ao ato de descriminalização.

O docente também explica que, quando a discriminação atinge uma única pessoa, o agente que pratica essa conduta pode receber uma pena de 1 a 3 anos e multa. Já quando a discriminação atinge um grupo de pessoas, a depender da forma como ocorreu, a pena pode chegar a até 5 anos.

1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação: "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

A discriminação e intolerância na escola está relacionada ao preconceito e desenvolve-se a partir do momento em que, após pautar-se em ideias pré-concebidas na mente, acredita-se cegamente que estas definem o outro.

Exemplos de discriminação positiva são as cotas raciais para negros e pardos, cotas para indígenas, cotas para deficientes físicos, etc.

A discriminação indireta é não-intencional. Envolve atividades ou normas que parecem inofensivas, mas produzem uma desigualdade odiosa. São práticas aparentemente neutras, mas que, na verdade, são discriminatórias.