O que é costume roupa social?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Costume. No Brasil convencionou-se chamar de terno qualquer combinação de calça e paletó, mas quando o conjunto vem sem o colete, essa união de roupa social masculina deve ser chamada de costume.

O que você provavelmente tenha achado por bastante tempo se tratar de um terno, na verdade é chamado de costume, que é quando usamos apenas o blazer e a calça. Geralmente, usamos para ir a festas, coquetéis e casamentos, usando uma camisa por baixo. No Brasil, não costumamos usar o termo costume, mas sim apenas terno.

Desta forma, no Brasil, em sentido restrito quando mencionamos a palavra TERNO, estamos nos referindo ao Traje Composto por três peças: Paletó, Colete e Calça. Já quando estamos nos referindo ao tipo de traje Costume, estamos nos referindo ao conjunto composto por Paletó e Calça.

Em alfaiataria tradicional, um terno é composto por três peças: calça, paletó e colete. Já o costume, no entanto, compreende apenas duas peças, o paletó e a calça.

Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do repetitivo processo de suas práticas. Assim, por serem prolongadamente executadas, transformam-se em obrigações sob o ponto de vista de determinada sociedade.

O paletó é a parte de cima do terno, esse blazer mais social. Ele já é mais estruturado, tem o tecido mais grosso e uma personalidade muito mais social e imponente do que o blazer. Ele não pode ser usado como blazer casual, não fica legal e não combina.

O traje smoking é composto por calça, paletó, camisa social branca, colete (opcional) e gravata borboleta. O que diferencia o smoking do terno são os detalhes: a gravata é sempre no formato borboleta e a lapela do paletó é mais larga, normalmente de cetim ou seda.

O Paletó como dito anteriormente é uma peça formal que compõe o Terno. Já o Blazer é uma variação informal do Paletó, não faz parte de um conjunto de Terno e, portanto, o Blazer é vendido em peça única, avulso, e facilmente encontrado com cortes e tecidos variados, já que, sua proposta é ser adaptável e despojado.

Um costume masculino é composto por duas peças principais: paletó e calça. Ambas as peças são feitas do mesmo tecido e cor, formando um conjunto coordenado. Já o terno pode ser um conjunto de três peças, incluindo paletó, calça e colete.

Em uma festa ou no barzinho. Blazer e vestido combinam, sim, e se você se cansou da mesmice dos looks, esses dois juntos vão escancarar ass possibilidades do seu guarda-roupa. Usar o vestido com blazer por cima está em alta.

O conjunto de calça social e paletó (com ou sem gravata) é chamado de costume ou traje. É importante ressaltar aqui que, tanto ternos, quanto costumes (com ou sem gravata) devem ser usados com sapatos sociais, preferencialmente Oxfords, Derbys ou Monks.

Em relação às leis, três são as espécies de costume: secundum legem, praeter legem e contra legem.

substantivo masculino Maneira de pensar ou de se comportar própria de uma pessoa ou sociedade: costumes brasileiros. Prática comum aos membros de um grupo social; hábito. Modo de agir habitual; rotina: tenho o costume de me levantar cedo.

Trata-se, portanto, de um hábito. Exemplos: “Os costumes deste povo são estranhas para nós: as lojas fecham à tarde e voltam a abrir de madrugada”, “O meu avô tem o costume de tomar um chá antes de se deitar”, “Ir ao pub depois do trabalho faz parte dos costumes britânicos que se estão a perder”.

A principal diferença entre ambas é o tecido. Quando falamos em peças de estilo alfaiate, os tecidos mais encorpados e estruturados entram em cena, diferente da peça social que normalmente usa um tecido fino e menos espesso. Além disso, a forma de costura também é diferente.

Tipos de alfaiataria mais comuns na moda
Esses resultados podem ser obtidos com tecidos como lãs frias, linho, crepe, jacquard, zibeline, gabardine, tweed, cashmere, microfibra two way e oxford. Mesmo com a variedade de produtos disponíveis no mercado, é possível classificar as peças em algumas categorias. Confira!

As peças de alfaiataria são clássicas e transmitem elegância, sobriedade e discrição. Tradicionalmente, os looks de alfaiataria eram vistos como opções para ambientes formais e corporativos. Porém, com o tempo, essa moda também passou a ser explorada em situações ocasionais e mais descontraídas.