O que é cria do RJ?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes de cultura que atuam no Jacarezinho, na Muzema e no Cantagalo.

A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Significado de senta fofo: Quando a mulher não senta com muita força por não saber sentar ou por ...

Aquele que é criado por alguém com os mesmos desvelos e carinhos com que se cria um filho, porém sem adoção e sem que se registre qualquer ato que o possa ter como legítimo.

1 filhote, bebê. Filho pequeno: 2 filho, criança, rebento, descendente, fruto.

É preciso pontuar que o conceito de “cria de favela” não está restrito a uma faixa etária, muito embora seja também representado pela juventude local. Isso porque essa categoria define aqueles que nasceram e se desenvolveram dentro da favela, ou lá vivem desde a infância.

Algumas gírias da comunidade acabam sendo adotadas por facções do tráfico de drogas e se tornam identificadores territoriais. Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”.

Derivação do "vapor" - menor que avisa aos traficantes da entrada da polícia na favela.

Barril dobrado = É o dobro de barril, ou seja: uma pessoa MUITO boa, MUITO top.

Na publicação do Dicionário inFormal, que aparecia como primeira resposta da pergunta ao Google, aparecia a definição como: "Pessoa brega, que gosta de chamar atenção de uma forma estranha, ridícula”.

luz f. I switched on the light because the room was dark. Eu acendi a luz porque a sala estava escura.

9 – “Irado!”
Ela é muito utilizada para demonstrar que algo é muito maneiro. E para falar igual um carioca, você vai precisar dar muita ênfase no a, deixando a palavra bem iraaaada!

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus". O que você precisa entender aqui é o seguinte: se o carioca diz que está entrando no ônibus, na verdade ele ainda nem saiu de casa.

2. Tudo 3. No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Sujeito bobo, moleirão, incapaz de ser safo. Tolo, crédulo e facilmente enganado. Meu amigo é muito bobo, não faz nada direito, é um verdadeiro zé goiaba!

O que é Zé das couves:
Pessoa simples, sem importância. Medíocre. Fracassado.

Continuar lendo Quem cria línguas?