O que é da cor do ouro?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Todo ouro é naturalmente amarelo quando extraído de forma pura. Não existe na natureza nenhuma outra cor de ouro além do amarelo. O ouro puro ou também chamado de ouro 24k é retirado das minas e pode ser usado na fabricação de joias, porém são muito maleáveis podendo deformar e arranhar facilmente.

Os Tipos de Tonalidade de Ouro. Existem vários tipos de ouro mas os mais conhecidos e comercializados são: amarelo, branco e rosé. Além desses, existem outras tonalidades menos usuais mas também existentes, são o ouro champagne, verde, vermelho e negro.

– 18k: o teor de ouro mais comercializado aqui no Brasil, sobretudo pelas joalherias. – 14k: tem 14 partes de ouro para 10 partes de outros metais. – 12k: esse tipo de teor do ouro é conhecido como 50%. São 12 partes de ouro para 12 de outros metais.

amarelo

Todo ouro é naturalmente amarelo quando extraído de forma pura. Não existe na natureza nenhuma outra cor de ouro além do amarelo. O ouro puro ou também chamado de ouro 24k é retirado das minas e pode ser usado na fabricação de joias, porém são muito maleáveis podendo deformar e arranhar facilmente.

Ouro amarelo, ouro branco ou ouro rosé, qual vale mais? O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata.

Tanto o ouro rosê como o ouro amarelo são de óptima qualidade e podem-se fazer joias em diferentes quilates (colocar link para artigo sobre quilates).

O ouro não possui cores diferentes, ele é naturalmente amarelo. O que dá colorações diferentes aos produtos elaborados com ele são as ligas metálicas. Elas tratam-se de uma fusão entre o ouro puro e elementos químicos em diferentes proporções.

Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.

O ouro amarelo 18K é a liga mais famosa da joalheria, principalmente por preservar, com relativa fidelidade, a cor original do ouro: um dourado reluzente, inconfundível e não encontrado em nenhum outro metal.

Para obter as diversas cores é necessário misturar o ouro puro (amarelo) com outros materiais. Mistura-se geralmente a prata e cobre em percentagens menores que o ouro, para se obterem diferentes tonalidades de amarelos. O cobre faz as peças, mais rosadas, já a prata acentua o amarelo claro.

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata.

Se ficar verde, significa que a jóia é apenas banhada a ouro. Se ficar esbranquiçado e leitoso significa que é prata folheado com ouro. Se não houver nenhuma mudança na cor, provavelmente significa que a jóia é realmente de ouro.

Uma barra de ouro custa o valor equivalente ao peso em gramas. É assim que os distribuidores vendem o metal. A cotação do dia 31 de janeiro de 2023 era de R$ 316,10 para 1 g. Assim, 1 kg tem o valor de cerca de R$ 316 mil.

A pirita é uma liga de estanho e enxofre que possui características parecidas com as do Ouro: a mesma cor e o mesmo brilho, e por esta razão foi apelidada de “Ouro dos Tolos”. A passagem de corrente elétrica permite diferenciar as espécies, uma vez que ouro conduz corrente e pirita não.

De qualquer forma, vamos lá:

  1. Limpe bem a joia com uma flanela.
  2. Aplique duas ou três gotas de vinagre.
  3. Observe a cor da peça.
  4. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.
  5. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.