O que é dependentes de gerúndio?

Perguntado por: epilar6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Já com o gerundismo é outra história. Nesse caso, trata-se do uso inadequado do gerúndio. Um vício de linguagem que se alastrou de modo tão corriqueiro e insistente que até já virou piada. Então, se você usa expressões como: "Vou estar pesquisando seu caso." "Vou estar completando sua ligação".

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

O Gerúndio é a forma nominal dos verbos que expressam continuidade da ação. Ou seja, indica uma ação que começou e continua acontecendo, é algo duradouro. Para entender o que é Gerúndio, é preciso reconhecer que a principal características desses verbos é possuir o sufixo “NDO”.

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar ligando para a médica.

Exemplos de frases com gerúndio

  • Já estou indo para casa.
  • Raquel, você está estudando?
  • Minha mãe anda correndo de um lado para o outro.
  • As horas foram passando e acabou não se fazendo nada.
  • Está chovendo duas semanas!

Usar o gerúndio em uma redação dá bastante flexibilidade quanto à disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. Para usar o gerúndio corretamente, é essencial empregá-lo para expressar ações que estão acontecendo.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

A presença maciça da construção num dos setores que mais emprega no Brasil contribuiu fortemente para a disseminação do gerundismo, que hoje se encontra nos diversos níveis sociais e até mesmo em falas do então Ministro da Saúde, José Serra, que pronunciou numa entrevista: ..."outra vacina que vamos estar aplicando ...

Usamos estar + gerundio para fazer referência à atividade que realizamos no momento de falar ou em um período concreto de tempo. Esta perífrase pode vir acompanhada de certas expressões temporais como: ahora, en este momento, en estos momentos, esta semana, este mes, este año…

Além de ser um desconforto sonoro, a utilização exagerada do gerundismo empobrece o vocabulário e torna a linguagem desmotivadora. Primeiramente, vamos entender o que é o gerúndio. É uma forma verbal que indica uma ação que não está completa, mas sim, em andamento.

Os verbos no gerúndio devem ser empregados em situações específicas: nas orações adverbiais para indicar circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.

II. Pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, sendo empregado para indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. III. O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem.

No Gerúndio, o verbo é empregado em ações prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento e caracteriza-se pela terminação -ndo. Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal. O Gerúndio se apresenta em duas formas: Simples: indica uma ação que ainda está em andamento.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.