Em que casos o gerúndio pode ser empregado?

Perguntado por: uibrahim . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Você sabe fazer o uso do gerúndio? Uma das formas nominais do verbo, o gerúndio deve ser empregado em situações específicas: nas orações adverbiais, indicando circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.

O gerundismo, tal como vimos, é o seu uso exagerado e em situações não adequadas em termos gramaticais. Exemplos: Vou estar te atendendo logo que seja possível. Vou estar enviando os seus documentos para o departamento depois de tirar todas as cópias.

Infinitivo flexionado não deve ser usado no gerúndio. Por exemplo: Podendo estar ligando, falo com você.

Usar o gerúndio em uma redação dá bastante flexibilidade quanto à disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. Para usar o gerúndio corretamente, é essencial empregá-lo para expressar ações que estão acontecendo.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Gerúndio

  • O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  • Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  • Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

No Brasil, o gerúndio (com a terminação "ndo") é utilizado frequentemente na fala e na escrita, mas em Portugal há a ausência da conjugação verbal. Dessa forma, em vez dos portugueses perguntarem "Você está acordando?", eles perguntam "Tu estás a acordar?", substituindo o gerúndio por a + o verbo no infinitivo.

Ele pode ser colocado antes da oração principal, após ou ao lado do verbo principal. Fato é que o gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo. Logo, o que influencia é a intenção de comunicação que se pretende ao fazer o seu uso.

Pode-se usar o gerúndio em diferentes situações na língua inglesa. As três principais são atuar como um substantivo, um sujeito, complemento ou predicado de uma oração ou mesmo complementar outros verbos.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

A bem da verdade todas as frases postadas, EXCETO a PRIMEIRA, satisfazem a norma culta no que se refere ao uso do gerúndio, todavia, a mais adequadas entre as corretas está "As normas visam simplificar as relações trabalhistas, promovendo transparência e segurança aos trabalhadores."

Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do gerúndio, como “desculpa de ineficiência”, indica. conclusão de uma ação. realização de um evento.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

O particípio é uma das formas nominais dos verbos. É usado para indicar o estado de uma ação depois de terminada, transmitindo, assim, a conclusão da ação verbal. É utilizado principalmente na formação dos tempos compostos e nas locuções verbais.

Gerúndio simples e gerúndio composto

  1. Antes da ação principal: Ouvindo a conversa dos filhos, a mãe entrou no quarto.
  2. Em simultâneo com a ação principal: Esperou rezando para que tudo se resolvesse.
  3. Depois da ação principal: O cantor terminou o show, seguindo para o camarim.

Se o gerúndio fizer parte de uma oração reduzida adverbial, põe-se geralmente uma vírgula para marcar a fronteira com a oração principal: (i) «Dizendo isto, todos se levantaram.» (ii) «O professor levantou-se, apoiando-se na bengala.»