O que é dermatite nervosa?

Perguntado por: ogarcia6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Como é feito o tratamento da alergia emocional? O tratamento consiste em um acompanhamento com médicos especialistas como alergologistas e, dependendo dos sintomas, dermatologista ou pneumologista. O tratamento medicamentoso pode incluir antialérgicos e corticoides.

Passou por um período de muito estresse no trabalho, estudos ou na vida pessoal e percebeu algumas regiões vermelhas na pele? Essas são as chamadas manchas de estresse, ou também alergia ou dermatite emocional.

O que é e como identificar a Dermatite Nervosa
Normalmente a dermatite nervosa se manifesta pelo surgimento de placas avermelhadas que descamam e coçam muito. E, aliado ao incômodo da coceira, próprio ato de coçar a região faz com que a lesão se mantenha ativa na pele.

Dermatite atópica
É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

O que fazer: a dermatite atópica pode ser controlada com o uso de pomadas e cremes corticoides e que estimulam a cicatrização e devem ser prescritos pelo dermatologista, como é o caso da betametasona ou da dexametasona, por exemplo.

É consenso entre especialistas que a Dermatite Atópica pode estar relacionada a doenças como bronquite, asma e rinite, além de tensão emocional. Nesse sentido, o estresse e a ansiedade podem ser gatilhos para crises e agravamento do quadro clínico.

Assim, muitas vezes, a ansiedade prejudica a barreira cutânea, levando a condições inflamatórias e a hábitos como coçar insistentemente alguma região da pele, ocasionando feridas, descamações e no caso do couro cabeludo; a dermatite seborreia e até à queda de cabelo (alopecia).

A alergia nervosa é um tipo de dermatite que pode surgir após situações de estresse ou problemas emocionais. Pode ser caracterizada por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas e tendo a coceira como principal sintoma.

Vitiligo
O resultado disso é uma pele com cada vez menos melanina, e portanto, cada vez mais clara. Hoje os especialistas sabem que o estresse e a ansiedade podem acelerar em muito esse processo, gerando manchas claras com uma frequência cada vez maior.

Acne, psoríase, dermatite seborreica(caspa), dermatite atópica (dermatite alérgica), eflúvio telógeno agudo (queda de cabelo intensa recente) e urticária (reação alérgica) são apenas algumas das doenças cutâneas que podem ser causadas ou agravadas por conta da tensão emocional.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Anti-histamínicos. ...
  5. Óleo de coco.

O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção.

A pomada Bepantol baby creme, pode ser usada para assaduras ou dermatites, pois ajuda a proteger, hidratar e regenerar a pele do bebê, evitando a piora e melhorando as lesões causadas pelo uso contínuo da fralda.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave na pele que provoca descamação, manchas vermelhas e brilhantes no peito, braços, pés ou pernas, perda de pelos nas regiões afetadas, unhas quebradiças e febre acima de 38ºC.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

A dermatite hipertiforme é uma doença sem causa definida. Entretanto, percebe-se que o agravamento dos sintomas está associado à intolerância ao glúten (substância presente no trigo, centeio e outros alimentos). Os sintomas incluem pequenas bolhas que provocam sensação de queimação intensa e coceira.

Uso de produtos irritantes: perfumes, maquiagens, tintas e afins podem agudizar a dermatite atópica, por agirem como fatores irritantes primários à pele.

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...