O que é DRT e sua finalidade?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

DRT é o registro de um profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego, MTE). Esse registro é a habilitação necessária para o exercício de algumas profissões regulamentadas.

A sigla DRT significa Delegacia Regional do Trabalho. Por questão de hábito, as pessoas passaram a se referir ao registro para atuar como ator e atriz fazendo alusão à sigla. O que precisamos ter para atuar é o Registro Profissional.

Agenciador de Propaganda, Artista, Atuário, Arquivista, Guardador e Lavador de Veículos, Jornalista, Publicitário, Radialista, Secretário, Sociólogo, Técnico em Espetáculos de Diversões, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Arquivo, Técnico em Secretariado e Historiador.

Existem diversos tipos de DRT: radialistas, locutores, editores de audiovisual, diretores, modelos, cantores, bailarinos, atores, entre outros. Neste Guia Responde vamos tratar principalmente do passo a passo para obter o seu DRT de ator. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

DRT - Registro Profissional
na função pretendida (em ordem cronológica) e anexar em formato PDF conforme instruções no fim do preenchimento do requerimento. Pagar o valor inicial de R$165.00 da taxa de exame de capacitação.

De acordo com a lei 6.533 de 1978, conhecido pela sigla DRT, originário de Delegacia Regional de Trabalho, o documento é uma espécie de registro profissional, o que significa que a pessoa está capacitada e tem autorização legal para trabalhar como ator profissional.

O presidente conta que até mesmo atores brasileiros que trabalham nos Estados Unidos precisam do DRT. Lá, o registro não é obrigatório, mas, de acordo com Hugo, a lei brasileira é respeitada no mundo todo.

A profissão de técnico em espetáculos de diversões nas funções de cinema e audiovisual é regulamentada (art. 6° Lei 6533/78 e art. 7° Decreto 82385/78), e para exercê-la é preciso ter registro profissional, o chamado DRT.

Atores que não possuem o DRT até poderão exercer sua profissão, mas sempre de forma amadora. Ficarão eternamente num segundo plano, com personagens figurantes ou até mesmo sem falas.

Ensino. Se fizer licenciatura, o profissional pode dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Sem ela, pode dar aula em cursos livres. Com mestrado/doutorado, pode dar aula nas faculdades de Teatro.

O carimbo do registro, que antes era feito na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), agora é na PF, localizada na Av. Ipiranga, 1365, próximo à Av.

Para isso é necessário entrar no site http://www.satedsp.org.br/requerimento-para-atestado-de-capacitacao-profissional.html e preencher e enviar o formulário ou ir na própria sede para dar entrada ao registro.

Para fazer a consulta é preciso ter em mãos o número do seu processo no Ministério da Economia. Esse número é enviado para o e-mail do usuário logo depois que o requerimento da Secretaria de Trabalho é protocolado no site do Ministério da Economia.

Ministério do Trabalho - Como tirar o registro profissional de ator (DRT) pelo Ministério do trabalho: basta entrar no site. É feito por e-mail. Você deverá enviar o certificado de conclusão de uma instituição.

A remuneração de atores em produções voltadas para publicidade e propaganda foi definida em uma convenção coletiva da SATED-SP divulgada em 2021 e com validade até 2023. Segundo o acordo, os profissionais devem receber no mínimo R$ 2 mil por diária de trabalho.

Continuar lendo Quais cursos dão DRT?