O que é e para que serve o metro?

Perguntado por: ogonzaga8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O metro é utilizado para expressar altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de mesas e objetos domésticos.

Medidas de comprimento auxilia-nos a medir distâncias, alturas, entre outras coisas. Existem diferentes unidades de medidas para comprimento. As unidades de medidas de comprimento surgem para suprir a necessidade do ser humano de medir vários tipos de distâncias.

O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador.

Para melhor entendermos, veja abaixo a regra para interpretar os valores de medição: 100 milímetros (mm) = 10 centímetros (cm). 100 centímetros (cm) = 1 metro (m). 1 polegada (”) = 2,54 centímetros (cm).

10 de janeiro de 1863

Em 10 de janeiro de 1863 o metrô londrino transportou mais de 40 mil pessoas. Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 da manhã do dia 10 de janeiro de 1863.

  1. Comprimento: a maior medida de um objeto;
  2. Largura: a dimensão mediana ou transversal de um objeto;
  3. Altura: a medida desde a base do objeto até o seu topo;
  4. Profundidade: dimensão total da parte interna de objeto, medindo desde seu topo até a parte mais negativa verticalmente.

Dentre os mais utilizados temos a régua, o metro de pedreiro, a trena e a fita métrica, entre outros.

Acionada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici (o homem calvo na foto acima. À esquerda dele, de farda, está o general João Batista Figueiredo), a campainha fez o operador Antonio Lazarini colocar para funcionar, diante do público, o primeiro metrô do Brasil.

Em 1972, após a instalação inicial da malha de testes, a Companhia realizou uma viagem inaugural do primeiro metrô do Brasil entre as estações Jabaquara e Saúde.

No Brasil, a construção do metrô iniciou em 1968 no Estado de São Paulo. O metrô de SP opera desde o dia 14 de setembro de 1974, possuindo 60,2 km de extensão distribuída em quatro linhas e 54 estações. Todo o sistema está integrado à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

As unidades mais utilizadas para o trabalho com comprimento são:

  • Quilômetro (km);
  • Metro (m) [unidade-padrão de comprimento segundo o SI];
  • Centímetro (cm);
  • Decímetro (dm);
  • Milímetro (mm).

Portanto, já vimos que um metro corresponde a 100 centímetros, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 100 para converter centímetros em metros.

O metro articulado serve para medições lineares. Pode ser de madeira ou plástico, com um ou dois metros de comprimento (mais usado). A trena é um instrumento para medição linear e em curvas. É constituída por uma fita de aço flexível, em cuja superfície está gravada graduação no sistema métrico decimal e em polegadas.