O que é eficácia exemplo?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Um exemplo clássico que ajuda a visualizar a diferença entre a eficiência e a eficácia: um homem que cava um poço com perfeição e atempadamente, realiza um trabalho com eficiência; um homem que sabe o local correto para cavar o poço e achar água, executa um trabalho com eficácia.

Ser eficaz é basicamente conseguir atingir seu objetivo. Utilizando o mesmo exemplo da construção, se você conseguiu construir a sua casa e finalizar a obra da maneira como foi planejada, então você foi eficaz. A eficácia está relacionada diretamente ao resultado.

Mas o que significa ser eficaz? A eficácia está diretamente ligada ao resultado, ou seja, quando alguém faz alguma coisa com resultados corretos, essa pessoa foi eficaz no trabalho. É possível que além de eficaz a pessoa também seja eficiente e produtiva.

Diga não. Pessoas eficazes sabem que não podem fazer tudo, e às vezes precisam dizer não para os outros. Não tenha medo de dizer não se você não sente que você tem tempo ou habilidades para determinadas tarefas. Esse é um dos grandes hábitos de pessoas altamente eficazes.

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.

1 êxito, efetividade, ação, efeito, energia, força, eficiência, poder, valência, validade, vigência. Infalibilidade: 2 infalibilidade, segurança, garantia, validez.

Sinônimos de Eficácia

  1. Eficiência. Sinônimos de Eficiência: otimizar eficácia eficiência energia força poder vigor virtude efeito potência competência.
  2. Proeza. Sinônimos de Proeza: ...
  3. Dinamismo. Sinônimos de Dinamismo:

Eficaz é o que cumpre perfeitamente determinada tarefa ou função, atingindo o objetivo proposto. A eficácia está diretamente ligada ao resultado.

Eficácia é a qualidade do que produz o resultado esperado. Ela se refere apenas a atingir o objetivo.

Fazer as coisas que precisam ser feitas para se atingir melhores resultados é o que se chama eficácia. Isto é necessário em qualquer situação. Não é coisa apenas de empresa privada. Quando você mantém o equilíbrio entre a sua capacidade de produzir e o que é produzido, pode-se dizer que está sendo eficaz.

A eficácia é o ato de fazer a coisa certa ou correta, ou seja, aquilo que precisa ser feito para atingir resultados que seja valido para a empresa, o conceito de planejamento estratégico está intimamente ligado ao de eficácia, pois diz respeito ao desempenho da empresa quanto à realização de seus fins.

Ser eficaz é ser útil para alguém ou em alguma situação, de acordo com o dicionário, eficaz é ser capaz de alcançar o resultado desejado. Entendendo a diferença entre ser eficiente e ser eficaz, é possível perceber como pode ser e como deve comportar um profissional eficiente.

A diferença entre eficácia e eficiência é que a eficácia refere-se a fazer a tarefa certa, completar atividades e alcançar metas. Já a eficiência é sobre fazer as coisas de forma otimizada, de maneira mais rápida ou com menos gastos.

Confira a seguir 7 hábitos para ser mais eficiente e bem-sucedido:

  1. Ser proativo. Ser eficiente significa produzir rendimentos ou efeitos. ...
  2. Comece com o fim em mente. ...
  3. As prioridades em primeiro lugar. ...
  4. Pense de maneira vitoriosa. ...
  5. Entenda antes de ser entendido. ...
  6. Sinergia. ...
  7. Afie suas habilidades.

Mas, como aumentar a Produtividade no trabalho?

  1. Defina as funções. O funcionário precisa saber, exatamente, quais são as suas responsabilidades e o que a empresa espera dele para poder executar um bom trabalho. ...
  2. Aposte em capacitação. ...
  3. Ofereça qualidade. ...
  4. Crie uma comunicação clara e aberta. ...
  5. Demonstre reconhecimento.

Eficácia organizacional é sobre cada indivíduo fazendo tudo o que sabe fazer e fazer bem; em outras palavras, a eficiência organizacional é a capacidade de uma organização de produzir os resultados desejados com um gasto mínimo de energia, tempo, dinheiro e recursos humanos e materiais.

Os principais métodos, do tipo quantitativo, para avaliar técnicas de eficiência são: o DEA, a Fronteira Estocástica e o Índice Malmquist, conforme a Figura 2. Além disso, podem existir combinações entre as técnicas como: DEA e Índice Malmquist, DEA e Fronteira Estocástica, Fronteira Estocástica e Índice Malmquist.

Já a liderança eficiente, eficaz e efetiva, tem a função de administrar, liderar e, portanto, produzir bons resultados sem desperdício de tempo e custos. Por fim, o resultado esperado, é que os funcionários, a empresa e os clientes sairão vencendo.