O que é encontro consonantal exemplo?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo.

É o caso de machado, calha, banheiro, carro e passo. M e o N pós vocálico, também, não formam encontro consonantal, já que não são consoantes e sim sinais diacríticos de nasalização.

O encontro vocálico é a sequência de sons de vogais sem haver sons consonantais entre eles. O encontro consonantal, por sua vez, é a sequência de sons de consoantes sem haver sons vocálicos entre eles.

No dígrafo, as duas letras ficam juntas, mas possuem o som de uma letra só. Já no encontro consonantal, duas consoantes ficam juntas, mas cada uma produz o seu próprio som. Ao ser pronunciada a palavra, é possível compreender o som das duas letras.

Na língua portuguesa, há 19 letras consoantes: /b/,/c/, /d/, /f/, /g/, /j/, /k/, /l/, /m/, /n/, /p/, /q/, /r/, /s/, /t/, /v/, /w/, /x/, /z/.

A letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não produz som. As consoantes são classificadas com relação à função das pregas vocais, às funções da cavidade bucal, ao modo de articulação e ao ponto de articulação.

  • sublime. néscio. plenitude. complacente. referência. mister. hegemonia. ...
  • persuadir. promíscuo. pródigo. heterogeneidade. pertinente. circunstância. cultura. ...
  • como. hostil. descrição. retórica. trivial. resignado. concerne. ...
  • tribulação. notívago. compartilhar. depreender. fazer. distinto. ...
  • constante. democracia. comunhão. supressão. compassivo. sóbrio.

Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos.

Resposta. Sim. Po(Br)e. Duas consoantes se juntam nessa palavra.

1) Encontro consonantal perfeito: também chamado de grupo consonantal, é inseparável, pois os fonemas consonantais pertencem a uma mesma sílaba. No entanto, há outros encontros perfeitos não muito incidentes nas palavras, mas que também merecem atenção. São eles: gn, mn, pn, ps, pt, tm, cz.

A palavra gnomo tem um encontro consonantal (gn): há cinco letras e cinco fonemas, ou seja, cinco unidades sonoras distintas: /g/ /n/ /o/ /m/ /u/. A palavra disse tem um dígrafo consonantal (ss): há cinco letras, mas apenas quatro unidades sonoras distintas: /d/ /i/ /s/ /e/.

A palavra "professor" é formada por duas consoantes consecutivas, "p" e "r", que não formam uma combinação consonantal suave. Além disso, a consoante "f" não é uma consoante fricativa, que é uma classe de consoantes que tendem a ser mais suaves na pronúncia.

Basicamente, dígrafo é o encontro de duas letras e que, ao serem pronunciadas, emitem apenas um som, ou seja, formam um único fonema. Um exemplo é o dígrafo “CH”, que possui duas letras, mas possui um único som, da letra “X” (xis). Exemplos: chaleira, chá, chave, chuva.

Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.

Exemplos de palavras com dígrafos vocálicos: xampu, manto, tempero, tensão, fim, minto, bomba, viscondessa, álbum, rotundo etc. Dígrafos consonantais: ch, gu, lh, nh, qu, rr, sc, sç, ss, xc, xs.

A forma correta de escrita da palavra é família, com acento agudo na sílaba mí e com a consoante l: fa-mí-li-a.