Quais são as palavras que têm encontro consonantal?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo.

É o caso de machado, calha, banheiro, carro e passo. M e o N pós vocálico, também, não formam encontro consonantal, já que não são consoantes e sim sinais diacríticos de nasalização.

Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos.

O encontro vocálico é a sequência de sons de vogais sem haver sons consonantais entre eles. O encontro consonantal, por sua vez, é a sequência de sons de consoantes sem haver sons vocálicos entre eles.

No dígrafo, as duas letras ficam juntas, mas possuem o som de uma letra só. Já no encontro consonantal, duas consoantes ficam juntas, mas cada uma produz o seu próprio som. Ao ser pronunciada a palavra, é possível compreender o som das duas letras.

A palavra que possui encontro consonantal é RITMO (veja o "t" e o "m", juntinhos). Cuidado com as outras palavras: "rr", "ss" e "ch" são DÍGRAFOS, ou seja, representam um único som.

A palavra gnomo tem um encontro consonantal (gn): há cinco letras e cinco fonemas, ou seja, cinco unidades sonoras distintas: /g/ /n/ /o/ /m/ /u/. A palavra disse tem um dígrafo consonantal (ss): há cinco letras, mas apenas quatro unidades sonoras distintas: /d/ /i/ /s/ /e/.

Os dígrafos consonantais são: ch, gu, lh, nh, qu, rr, sc, sç, ss, xc, xs.

As consoantes do alfabeto são b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, y, w, z. Ou seja, tudo que não for vogal, é uma consoante. Para pronunciar um consoante, é necessário que a corrente de passagem de ar pelos pulmões encontre obstáculos até passar pela boca.

Um encontro consonantal imperfeito, pois não fazem parte da mesma silaba.

Resposta: Na palavra bicicleta existe um encontro consonantal (cl).

Consonantal - Dicio, Dicionário Online de Português.

A palavra estante" não representa um encontro consonantal, pois:uma das letras do encontro é muda. uma das letras do encontro é uma semivogal.

A palavra "professor" é formada por duas consoantes consecutivas, "p" e "r", que não formam uma combinação consonantal suave. Além disso, a consoante "f" não é uma consoante fricativa, que é uma classe de consoantes que tendem a ser mais suaves na pronúncia.

qu – aquilo, quarto, queijo. Atenção: Somente serão considerados dígrafos as letras gu e qu quando estiverem seguidas das vogais 'e' ou 'i', representando os fonemas /g/ e /k/.

Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.

Basicamente, dígrafo é o encontro de duas letras e que, ao serem pronunciadas, emitem apenas um som, ou seja, formam um único fonema. Um exemplo é o dígrafo “CH”, que possui duas letras, mas possui um único som, da letra “X” (xis). Exemplos: chaleira, chá, chave, chuva.

O dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Os dígrafos podem ser vocálicos (representando sons de vogais) ou consonantais (representando sons de consoante).

O termo: "brasileiro" é polissílabo paroxítono, escrito com encontro consonantal e ditongo decrescente.

Possível encontro consonantal perfeito 'br' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro). Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba.