O que é escola francesa de ginástica?

Perguntado por: evargas9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A ginástica apareceu, então, como um elemento essencial para a educação do “homem total”, pois servia para enriquecer o espírito, enobrecer a alma e fortalecer o corpo. . Para tanto, as atividades físicas deveriam ser aplicadas de forma a atingir fins éticos, sociais e higiênicos.

A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social.

5.1.2 O movimento ginástico francês
Na França, a ginástica foi introduzida primeiro pelo general espanhol Francisco Amoros (1769-1848), que lutou nas tropas de Napoleão e depois se naturalizou francês.

A Escola Francesa
A ginástica apareceu, então, como um elemento essencial para a educação do “homem total”, pois servia para enriquecer o espírito, enobrecer a alma e fortalecer o corpo. . Para tanto, as atividades físicas deveriam ser aplicadas de forma a atingir fins éticos, sociais e higiênicos.

Resposta: integrava a educação voltada para o desenvolvimento social, perspectivando o ideal de formação do homem que seja capas de servir a sociedade e o Estado por meio da força física, e também na construção de uma sociedade cívica e moral.

O método Francês de ginástica chegou ao Brasil por caminhos distintos e um deles foi o estudado nessa pesquisa. Assim, objetivou-se buscar evidências acerca da prática da Ginástica Francesa na cidade de São Paulo, no início do século XX e no setor público.

Indicados para aliviar as tensões, para o tratamento de dores nas costas e a retomada dos movimentos naturais do corpo, os exercícios são realizados em equipamentos próprios. O objetivo é promover a hiperextensão e o alongamento da coluna, oferecendo um contrapeso à postura rotineira.

A Escola Inglesa trabalha com a ideia de que há uma sociedade de Estados. Essa sociedade é caracterizada pela existência de interesses comuns entre os participantes. Os Estados sãos os atores principais, e por meio desses interesses compartilhados eles buscam manter uma ordem internacional.

Francisco Amorós y Ondeano (Valência, 1770 – Paris, 1848) foi um professor e militar espanhol, naturalizado francês. Francisco iniciou seu trabalho na Espanha, e em 1814, desenvolveu suas ideias no contexto da ginástica. Seu trabalho consolidou-se na França, no século XIX, na Escola de Ginástica Francesa.

A ginástica francesa chegou ao Brasil em 1906 através da primeira Missão Militar Francesa.

Além de ser a primeira à portar em território brasileiro, também, foi a primeira metodologia legal a ser reconhecida e utilizada em currículos escolares. O professor primeiramente demonstrava a devida forma que era tal exercício, de modo que os alunos deveriam repetir sua execução.

Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

Johann Friedrich Ludwig Jahn

Fato compreensível, pois as raízes de nossa modalidade, estão nas atitudes de Johann Friedrich Ludwig Jahn, que nasceu no Norte da República Democrática Alemã, conhecido como precursor da ginástica, tem o reconhecimento do mundo como o “PAI DA GINÁSTICA OLÍMPICA”.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.