O que é esporte não competitivo?

Perguntado por: iribeiro6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Estas modalidades são aquelas que, evoluídas, assim como as modalidades competitivas, também caracterizam-se por retirar do ser humano uma capacidade que independe de posição sociocultural ou geográfica: seus movimentos naturais em benefício de si mesmos.

Jogos Competitivos são aqueles em que há vencedores e vencidos. Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas.

O esporte competitivo vai além da atividade física. Ele requer maiores habilidades motoras, treinamentos específicos, carga horária de treinamento elevada e compromisso com o esporte praticado. Está relacionado diretamente com a competição e com o ganhar e perder.

Eles se caracterizam por ter adversários e regras a serem seguidas, para que no final do jogo, um ganhador seja eleito.

  1. Pique-bandeira ou Capture a bandeira. ...
  2. Acerte o alvo. ...
  3. Cabo de guerra. ...
  4. Corrida com obstáculos. ...
  5. Caça ao tesouro. ...
  6. Corte.

Você sabe qual é a principal diferença entre os jogos competitivos e os jogos cooperativos? Enquanto nos jogos competitivos há vencedores e perdedores, sendo divertido somente para alguns, nos jogos cooperativos todo mundo coopera e todos ganham.

Ginástica não competitiva

  • Ginástica para Todos, que até 2007 era chamada de Ginástica Geral;
  • hidroginástica;
  • ginástica laboral;
  • ginástica localizada;
  • contorcionismo.

Dentre as modalidades de ginástica não competitiva, podemos citar: contorcionismo, cerebral, laboral, localizada, hidroginástica e a Ginástica para Todos.

Melhora a força e o tônus. Aumenta a flexibilidade. Fortalece ossos e articulações. Diminui a pressão arterial.

Futebol

1. Futebol. Você adivinhou, quase todo mundo já sabia, o futebol está no topo da lista dos esportes mais populares do mundo.

No jogo o objetivo é se divertir, mesmo que seja na modalidade competitiva, enquanto no esporte o principal objetivo é vencer, já que são voltados para o cunho profissional e monitorados por suas instituições.

O atleta que participa de esportes individuais ou coletivos de caráter competitivo nos quais haja a valorização do desempenho necessita de alguma forma de treinamento sistemático. A idade a partir da qual um atleta pode ser considerado veterano ou master varia conforme a modalidade.

Jogos como xadrez, baralho, dominó, Imagem e Ação ou esportes como corrida, futebol, voleibol e tênis são alguns exemplos de jogos competitivos.

Os tipos de esporte existentes são classificados a partir do modo como se dá a sua prática e quanto ao seu objetivo. As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de parede.
  • Esportes de combate.
  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatório.

Ainda, Orlick (1989) menciona que os jogos cooperativos podem ter quatro tipos de classificação, tais como: jogos cooperativos sem perdedores, jogos de resultado coletivo, jogos de inversão e jogos semicooperativos.

6 tipos de jogos cooperativos para Educação Física

  • Lençolbol. Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa. ...
  • Vôlei Infinito. Objetivo geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo em detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo. ...
  • Caneta na garrafa. ...
  • O Troféu.

O jogo é definido como uma atividade lúdica com regras livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.

A principal diferença entre um jogo cooperativo e um jogo não-cooperativo é que um contrato vinculativo, isto é, um acordo entre as partes ao qual ambas as partes devem aderir, é possível no jogo cooperativo mas não no jogo não-cooperativo.

SÃO OPÇÃO DE LAZER PARA TODAS AS IDADES E PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO A COLABORAÇÃO, COMUNICAÇÃO, RESPEITO MÚTUO E TRABALHO EM EQUIPE. ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS SÃO NÓ HUMANO, CANETA NA GARRAFA E QUEBRA-CABEÇA.

A diferença principal entre jogos competitivos e cooperativos é que nos jogos cooperativos todo mundo coopera e todos ganham e estes jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. O principal objetivo seria criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e prazeroso (ORLICK, 1989, p. 123).