O que é estampagem de placas?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Estampagem é o processo de conformação de chapas, geralmente feito a frio, na qual a chapa é submetida a um conjunto de operações para adquirir uma nova forma geométrica, oca ou plana.

A estampagem mecânica a frio ou a quente é um processo de formação de peças que requer máquinas tais como uma prensa mecânica e ferramentas adequadas (matrizes, punções, etc.). O princípio é simples e baseado na deformação plástica do material (geralmente um metal).

6 principais técnicas de estamparia

  • 1) Transfer. Esse tipo de estamparia nada mais é do que a transferência de uma imagem para a peça de roupa. ...
  • 2) Sublimação. ...
  • 3) Serigrafia. ...
  • 4) Laser. ...
  • 5) Impressão digital. ...
  • 6) Estamparia rotativa. ...
  • Estampas localizadas. ...
  • Estampa corrida ou rotativa.

Por meio da estampagem de chapas perfuradas aço, é possível fabricar peças de aços inoxidáveis, aço baixo carbono, cobre, alumínio e de múltiplas ligas não ferrosas.

O processo é empregado na fabricação de peças de uso diário (pára-lamas, portas de carro, banheiras, rodas, etc.). Basicamente, a estampagem compreende as seguintes operações: corte, dobramento e encurvamento, estampagem profunda e prensagem.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Estampadores de Placas Habilitados".

A autorização será efetuada automaticamente pelo sistema após a emissão do CRV, ou seja, a partir deste momento o cidadão poderá procurar uma empresa credenciada para a estampagem da placa.

Para tanto, será necessária a emissão de uma nova via do documento do veículo (CRV) mediante o pagamento da respectiva taxa e a realização de vistoria de identificação veicular. A nova via do CRV apresentará a numeração da placa já no modelo Mercosul.

A maior vantagem da estampagem é a possibilidade de produção em série, o que reduz o custo de operação como um todo. O material apresenta o mesmo acabamento, mantendo as características do material primitivo como alta durabilidade e resistência mecânica.

Baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Contudo, o processo de estampagem também apresenta algumas desvantagens, como ter um custo ferramental alto, porém esse custo pode ser amortizado com a produção elevada de peças. Outro fator limitante para o processo é o tipo de material a ser estampado.

Impressão; acto ou efeito de estampar.

Materiais mais utilizados na estampagem de metais

  • Aço.
  • Cobre.
  • Alumínio.
  • Níquel.
  • Zinco.

As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: Corte; Dobramento e encurvamento; Estampagem profunda ou repuxo.

As primeiras estampas surgiram antes da era cristã e foram feitas na Índia e Indonésia. Os egípcios criaram as estampas no período ”Eoptic” nos séculos V e VI a.C. Tratava-se de uma combinação de reservas de pintura e estampagem com modelos, que eram blocos de madeira com motivos gravados, muito apreciados.

Estampagem Industrial é um processo que se dá através da deformação ou recorte de lâminas ou chapas de metal em operação de prensagem a frio.

O que é a estampagem profunda
O processo de estampagem profunda ou embutimento profundo visa a conformação de uma chapa plana em um objeto oco, geralmente a frio, mas sem deformar a espessura. Pode ser feito em uma ou mais fases, em que a chapa recebe forças radiais de tração e tangenciais de compressão.

A estamparia de metais é um procedimento em que chapas de metal planas ganham outro formato por meio de cortes, dobras, pressão ou compressão, por exemplo – mas há muitos outros métodos de fazer estamparia.

São aços Interstitial Free (IF) que apresentam elevada conformação mecânica e resistência ao fenômeno de envelhecimento. Essas características possibilitam sua utilização em processos de galvanização a quente e na produção de peças estampadas para a indústria automobilística, que exigem graus elevados de deformação.