O que é estorno de transferência bancária?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Estorno: Quando o sistema detecta informação divergente ou duplicada ao tentar realizar a TED e realiza o estorno. Isso significa que a transferência não chegou a ser enviada para outra instituição. Caso sua TED seja estornada, a nomenclatura no seu extrato será: EST TED ENVIADA.

Conta do destinatário do crédito encerrada. Agência ou conta destinatária errada. Ausência ou divergência na indicação do CPF ou CNPJ. Mensagem inválida para o tipo de transação ou finalidade.

Caso a transferência já tenha sido efetivada, não é possível pedir o estorno do valor ao banco. A única solução para conseguir o dinheiro de volta é entrar em contato com o destinatário dos recursos ou então procurar a justiça caso tenha algo que justifique o não pagamento.

Os principais motivos de um estorno são erros na transação, transação não autorizada, produto ou serviço não entregue, problemas de qualidade do produto ou serviço, insatisfação com o produto ou serviço, e desacordo com o valor cobrado.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

Como saber se a compra foi estornada? Para saber se sua compra já foi estornada, é importante ficar atento às informações da fatura. O modo mais fácil de descobrir é procurar algum crédito gerado em nome do estabelecimento em que a compra foi efetuada.

Quanto tempo demora pra fazer um estorno? Em casos de fraude ou cobrança indevida, na maioria das vezes o estorno é efetivado em 24 horas, mas o prazo máximo varia em torno de 8 dias.

Quando os dados da conta de destino não são informados corretamente, o valor é automaticamente estornado para a conta de origem. Sempre verifique se as informações estão corretas e se seguem os critérios abaixo: Tipo de conta: é poupança ou conta corrente?;

Se o valor não for estornado em até 1 dia útil significa que a TED foi creditada com sucesso na conta-corrente ou poupança do destinatário dos recursos. Se houve algum erro ou a transferência for recusada pelo banco destinatário, o valor é devolvido, geralmente, no mesmo dia.

Não é possível cancelar transferência / TED já realizada. Se alguma informação estiver errada, como número de agência e conta ou dados do destinatário, o banco recebedor devolverá a transferência e o valor será creditado automaticamente na sua conta, no mesmo dia.

“Caso o cliente seja cobrado em tarifas sem que tenha havido alguma comunicação prévia desse banco (sobre os serviços essenciais), ele pode entrar em contato com a instituição e pedir sim pelo estorno das taxas pagas.

Para cancelar, é preciso acessar a seção de transferências agendadas no aplicativo ou em contato com o banco, solicitando que a operação não seja efetuada, até às 23h59 do dia anterior à efetivação do TED.

O prazo para a resposta é em até 10 dias úteis.