O que é excelência em qualidade?

Perguntado por: ncustodio6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Se analisarmos o significado de excelência veremos que é a característica do que é excelente, qualidade muito superior, grau elevado de perfeição.

Alguns dos princípios básicos da gestão da qualidade são:

  1. foco no cliente;
  2. qualidade em primeiro lugar;
  3. melhoria contínua de produtos e processos;
  4. envolvimento, comprometimento e desenvolvimento de recursos humanos.

Excelência é a característica de ser excelente, com qualidade muito superior. Um produto desenvolvido com perfeição ou um serviço prestado dessa forma são bons exemplos. Porém, não se trata de um acerto isolado. Ter excelência no dia a dia de uma empresa significa executar estratégias de negócios de forma consistente.

Aquele capaz de desenvolver no mais alto grau qualidades superiores do ser: no nível, físico, emocional, mental e espiritual. O prazer proporcionado pela excelência se conecta a almejada felicidade. Talentos: tornou-se um termo-chave no glossário de gestão de RH.

Liderança e constância de propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Os 8 Fundamentos do novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG)

  • Pensamento sistêmico. ...
  • Aprendizado organizacional e inovação. ...
  • Liderança transformadora. ...
  • Compromisso com as partes interessadas. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Desenvolvimento sustentável. ...
  • Orientação por processos. ...
  • Geração de valor.

Atualmente, existem três principais pilares para a Gestão da Qualidade: Comunicação; Busca pela Melhoria Contínua; Adequações Tecnologias.

Há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral.

No mais alto grau: 1 eminentemente, extremadamente, acima de tudo, abalizadamente, com distinção, em alto grau.

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

1.3 Excelência
É gerenciar a organização por meio de sistemas, processos e fatos inter-relacionados, que maximizem a contribuição dos colaboradores e promovam novos patamares de conhecimento a partir de melhorias contínuas e inovações.

O padrão de atendimento se pauta, principalmente, em três tópicos principais: agilidade, propriedade e qualidade. A agilidade é o ponto mais básico, o mínimo que o cliente espera. Para a empresa significa caracteriza um aumento da produtividade.

Quais são os pilares da gestão da qualidade?

  1. Foco no cliente. ...
  2. Liderança proativa. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Boa relação com os fornecedores. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos. ...
  8. Conscientização dos colaboradores.

Essa forma de educação extrapola os limites da sala de aula em prol do desenvolvimento pleno e o estímulo à expressão, à autorresponsabilização, à exploração, à autonomia, ao autoconhecimento e ao conhecimento do outro. Assim o aluno se engaja em seu próprio processo de escolarização e a criatividade é aguçada.

Visão sistêmica é a capacidade de enxergar e entender situações em sua forma completa, o que possibilita a adequação da tomada de decisões para que a empresa chegue aos resultados planejados.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Quais são os 7 princípios da gestão de qualidade

  • Princípio 1: Foco no cliente.
  • Princípio 2: Liderança.
  • Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
  • Princípio 4: Abordagem de processo.
  • Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
  • Princípio 6: Melhoria contínua.
  • Princípio 7: Gestão de Relacionamento.