O que é Exu 7 facadas?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Exú 7 Catacumbas é considerada uma poderosa entidade na Umbanda, conhecido como o Mestre 7 Catacumbas. Exú 7 Catacumbas é considerada uma poderosa entidade na Umbanda, conhecido como o Mestre 7 Catacumbas.

Com atrevimento ela se aproximou dos atabaques e cantou o seu ponto, que até então ninguém ali ouvira: "Você disse que me matava/na porta do cabaré/ Me deu sete facadas/ mas nenhuma me acertou/ Sou Pombagira Cigana/ aquela que você amou/ Cigana das Sete Facadas/ aquela que te matou".

Exu Olóbé é representado pela nlá òbe (grande faca).

Hierarquia. Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Exu das Sete Encruzilhadas na Umbanda É um exu que trabalha diretamente ligado ao Exu Rei, as linhas de comando e evolução dos Exus. Todo Exu possui a sua missão própria, que é atuar numa falange com um determinado trabalho voltado à humanidade, e outra missão que desempenha para com os médiuns.

Pomba gira é uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. Ela faz trabalhos espirituais que vão desde conselhos sobre problemas cotidianos até promessas de recuperar um amor.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Diante dos rostos das(os) santas(os) brancas(os), o Pai-de-Santo Guaraci incorpora a Pomba-gira Rainha das Sete Encruzilhadas e passa a expressar um devir-mulher no homem, desterritorializando os padrões construídos socialmente sobre o corpo masculino e territorializando outras corporeidades e modos de ser.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)