O que é feito o isolante térmico?

Perguntado por: eteles4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os materiais para isolamento térmico mais usados nas paredes são a fibra de vidro, lã de rocha, lã de poliéster, perlita expandida e vidro celular. Para quem não quer investir uma grana alta, a lã de rocha é uma boa opção, pois tem custos mais baixos quando comparados com outros materiais.

As mantas são a maneira mais tradicional de fazer isolamento térmico. Feitas de lã mineral – de rocha ou de vidro – elas são aplicadas tanto sob o teto – no forro – quanto nas paredes, e acabam sendo uma das maneiras mais baratas e práticas de isolar a casa termicamente, tanto do frio quanto do calor.

Isolante térmico é um tipo de material que tem a capacidade de reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para o outro. Lã de poliéster, fibra de vidro e poliestireno expandido (EPS Isopor®) são alguns exemplos.

A estrutura de células fechadas, cheias de ar, dificultam a passagem do calor o que confere ao isopor um grande poder isolante.

O tecido de fibra de aramida Fibertex® é largamente utilizado como isolamento térmico, apresenta algumas vantagens em relação às outras fibras.

Os isolantes são tão importantes quanto os condutores. Um isolante não deixa passar corrente elétrica pois não tem elétrons livres. Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc.

Os principais isolantes utilizados na arquitetura sustentável são vidro, cortiça, lã de ovelha, celulose, madeira, palha, linho, cânhamo, madeira, argila e fibra de coco. Estes são utilizados para isolar telhados, terraços, varandas, paredes e pisos.

Com o uso dos Forros com aplicação de manta térmica a temperatura interna do telhado pode ser reduzida em até 18ºC. Além de ser um ótimo aliado em dias de calor, faz toda a diferença em dias frios, pois mantém a temperatura interna do ambiente.

A fibra cerâmica isolamento térmico é comumente utilizado no setor produtivo (como siderúrgicas, indústrias, construção civil, entre outros), e esse material também ser muito encontrado e usado em aplicações em fornos, caldeiras, geradores, tubulações, entre outros.

Através da reflexão dos raios solares, esse material reduz a passagem de calor e deixa a temperatura do ambiente interno sempre agradável. A Manta Térmica Dupla Face Brasilit consegue deixar os ambientes até 5ºC mais frescos.

de 30mm à 50mm

Nossas placas de isopor são a melhor opção em isolamento térmico, tanto do calor quanto do frio, sendo uma excelente opção para quem não possui ar condicionado ou mesmo para quem deseja diminuir o seu uso e economizar na conta de energia elétrica. Para essa utilização recomendamos espessura de 30mm à 50mm.

Para analisar se determinado material é um bom isolante térmico, algumas características precisam ser analisadas. Condutividade térmica, massa específica (densidade), calor específico e espessura estão entre as variáveis que indicam os potenciais de isolamento.

Em regiões quentes, o isolamento mantém o calor externo ao ambiente e reduz a necessidade de ar condicionado, enquanto em regiões frias, o isolamento térmico mantém o ambiente quente e evita a necessidade de uso de aquecedor.

O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas. Essa característica acaba sendo decisiva na hora de escolher o metal para uma determinada solução.

As caixas de isopor e os recipientes de plástico são utilizados para conservar a temperatura dos alimentos. Como são isolantes térmicos, esses materiais evitam as trocas de calor entre o alimento e o meio externo, e a temperatura mantém-se constante por muito mais tempo.

Tanto a borracha quanto o plástico são materiais que possuem baixa condutividade térmica, o que os torna excelentes isolantes térmicos. Isso significa que eles são capazes de impedir a transferência de calor entre dois ambientes, mantendo a temperatura do ambiente interno estável.

O ar atmosférico é um meio isolante que apresenta uma rigidez dielétrica de 3.106 V/m. Quando o campo elétrico atmosférico entre as nuvens e o solo atinge valores próximos, as moléculas do ar são ionizadas, o que torna o ar um meio condutor.

Os materiais térmicos mais conhecidos são:
Poliéster. Lã Merino.

poliéster

O poliéster costuma estar presente na composição dos tecidos que mais aquecem, já que favorece o isolamento térmico das roupas e impede a troca de calor com o ambiente.

Algodão e viscose são as mais frescas, pois vêm de matérias-primas naturais. Elas são provenientes de plantas, algodoeiro e visco da árvore, por esse motivo esquentam menos. Por isso, toda vez que for comprar uma roupa, aconselhamos olhar a etiqueta.