O que é figura de sonoridade?

Perguntado por: exisco9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Figuras de som são figuras de linguagem associadas à sonoridade de vocábulos ou expressões. Desse modo, em um texto que apresente uma repetição intencional de consoantes, podemos identificar a aliteração, mas se for uma repetição de vogais, temos a assonância.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.

As Figuras de Som ou de Harmonia correspondem a uma categoria das figuras de linguagem associadas à sonoridade. Elas valorizam a expressividade do texto, por meio da sonoridade, ou seja, da repetição de sons.

A intensidade é a força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras.

Significado de Sonoridade
[Literatura] Característica do texto agradável ao ouvido por possuir uma seleção de vocábulos combinados de maneira harmoniosa.

Imagem-de-som ou i-som (image-de-son e i-son em francês) é um conceito proposto por François Bayle para designar a representação auditiva de um som por sua forma e a percepção que se pode ter dele (envolvendo assim, a escuta) quer seja uma representação tangível ou metafórica.

Na concepção de César (2009), os elementos sonoros dividem-se em: palavra, música, efeitos sonoros e silêncio.

Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.

Tipos de Fontes Sonoras
As fontes sonoras se classificam como as mais variadas possíveis, porém de uma forma geral, podem distinguir-se em três tipos de modelos principais, tais como fontes pontuais, lineares e planas, associadas respectivamente a ondas sonoras esféricas, cilíndricas e planas.

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, que consiste na repetição de vogais. É muito usada em poemas, devido à sonoridade que esse gênero de texto busca produzir.

Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Resumo das figuras de linguagem

  • metáfora.
  • comparação.
  • metonímia.
  • catacrese.
  • sinestesia.
  • perífrase ou antonomásia.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa. Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo.

Ao explorar a sonoridade dos objetos as crianças tem a possibilidade de – ouvir, produzir sons, reconhecer e aproximar-se de experiências sonoras e musicais.

1ª arte – Música
A música está presente em nosso dia a dia a partir do momento em que nascemos. Desde as canções de ninar que cantarolavam para nós, até os ritmos dançantes que ouvimos em uma festa, por exemplo.

Ritmo é, pois, uma alternância de sonoridade mais fraca e mais forte, formando uma unidade configurada. Sendo assim, o ritmo está ligado intimamente à ideia de alternância: alternância de som e silêncio; de graves e agudos; de tônicas e átonas; de longas e breves.

1 sinônimo da palavra sonoridade: Principais sinônimos de sonoridade: 1 timbre.

O ritmo do poema é propiciado mediante a sonoridade, numa sucessão de sílabas tônicas e átonas - sílabas poéticas, as quais distinguem-se das sílabas gramaticais. O ritmo traz à poesia a musicalidade e o sentimentalismo.

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.