O que é figurino na dança contemporânea?

Perguntado por: upereira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O figurino é composto por todas as roupas e acessórios que vestem o bailarino, ajudando a compor a personagem e conectar toda a produção artística da dança.

A dança moderna abandonou as fantasias e maquiagens exigidas no balé e buscou um estilo mais natural e livre. As roupas podem ser soltas ou coladas ao corpo, os pés descalços e geralmente a maquiagem é mais básica.

Resposta: O estilo de um figurino pode ser classificado em três categorias: figurino realista, comportando todos os figurinos que retratam o vestuário da época retratada pelo filme com precisão histórica; ou para-realista, quando o figurinista inspira-se na moda da época para realizar seu trabalho.

O figurino ajuda a definir o local onde se passa a narrativa, o tempo histórico e a atmosfera Page 3 pretendida, além de ajudar a definir características dos personagens.

O que caracteriza um figurino
O profissional responsável pela definição, criação e gestão da produção é denominado figurinista e se relaciona diretamente com diretores de arte, cenógrafos, roteiristas, diretores de cinema e equipes envolvidas na produção.

Desse modo, o figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades de recursos financeiros. O figurinista ainda cria os croquis, pode reproduzir figurinos já existentes e coordena a equipe da produção.

O figurinista é um profissional de moda. Sua principal função é a de, não só criar roupas, mas planejar e criar a imagem de personagens, considerando seu vestuário e adereços.

Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea: Brasileira; Americana; Canadense; E europeia.

De acordo com os profissionais, um dos conceitos básicos sobre a diferença entre os estilos é que a dança contemporânea não obedece a técnicas, ela é livre e mistura diferentes estilos e formas de expressar os movimentos, ao contrário da moderna, que surgiu para romper com os estilos clássicos.

O vestuário ocupa um papel fundamental na dança clássica. Os bailarinos usam roupa aderente ao corpo de modo a que os seus movimentos possam ser apreciados com maior facilidade. As bailarinas usam uma saia conhecida como “tutu”, já os homens utilizam um collant.

No entanto, o desenvolvimento do figurino como conhecemos hoje está ligado ao desenvolvimento do teatro como uma forma de arte e entretenimento. Na Grécia Antiga, por exemplo, as roupas e máscaras eram usadas para ajudar a identificar os personagens e para indicar a sua posição social e personalidade.

O desenho de figurino tem como particularidades ser, por um lado, um trabalho de preparação, não no sentido do desenho, ou esboço, que antecede uma pintura, mas no sentido de visar um objectivo final; por outro lado, carece de uma interpretação, que só pode ser feita pelo próprio autor, para que possa ser passado à ...

Tipos de Trajes

  • Traje: Esporte. Ocasiões: Viagens, Compras, Clubes, Praia. ...
  • Traje: Esporte fino, Passeio, Tennue de Ville ou Traje de Calle. Ocasiões: Teatros, Cinema, Almoços, Jantares íntimos. ...
  • Traje: Passeio Completo ou Social. ...
  • Traje: Black-tie ou Texudo. ...
  • Traje: Gala ou Rigor.

anos 60

A modalidade de dança “Dança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.

Dentro do conjunto do espetáculo, o figurino é essencial para o espectador à medida que complementa e guia a sua compreensão e, igualmente, capital para o ator, pois tem efeito semelhante ao da caracterização, considerada por alguns como um prolongamento do próprio vestuário (GIRARD, 1980).

A vestimenta dos participantes é bastante simples: de caráter junino, as mulheres usam vestidos com estampas floridas e alegres, sandálias de sola e flores no cabelo. Já os rapazes usam camisa quadriculada ou xadrez, calça, chapéu na cabeça e sandália de sola.

Características da dança contemporânea

  • experimentação;
  • possibilidades de movimentos próximos ao chão;
  • quedas e repousos;
  • ausência de técnicas únicas;
  • possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.