Como era o figurino no teatro grego?

Perguntado por: rfreitas9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Segundo Nelson de Araújo (1978), o figurino grego principal era o chíton, uma túnica colorida que possuía mangas largas, e a cintura era marcada quase na altura do peito.

Suas apresentações incluíam músicas, danças e mímicas que eram avaliadas por um júri. As mulheres não faziam parte do teatro grego, pois não eram consideradas cidadãs das polis (cidades gregas). Portanto, todos os papéis dos espetáculos eram apresentados pelos homens.

Os trajes na Grécia-antiga eram compostos de túnicas com drapeados, as cores evidenciavam a hierarquia do personagem, as túnicas basicamente eram compostas com três peças. A principal, o quiton, uma túnica de linho preso nos ombros por broches ou agulhas e amarrado na cintura por um cordão ou cinto.

Já os gregos utilizavam lã e linho, e no linho era feito um procedimento de plissagem que primeiro era feito a mão e depois feito por segurar o tecido torcido e amarrado e a lã era quase sempre branca, mas quando tingida era com cores escuras.

Os tecidos eram feitos de fibra natural vegetal, principalmente o linho. O algodão era menos utilizado. As peças do vestuário consistiam basicamente em tangas e túnicas. Entre os anos de 1750 e 1400 a.C, período da Antiguidade Clássica, em Creta, eram utilizados os tecidos de linho, lã ou couro.

São roupas e acessórios produzidos com ramagens, tecidos com fibras de madeira, couros de animais, etc. Máscaras são utilizadas para retratar os mitos, ou simplesmente para cobrir o rosto e esconder a real identidade do sujeito protagonista do ritual.

Tudo isso é resultado do trabalho de mais um dos profissionais do cinema, o figurinista. Como o próprio nome diz, o figurinista é aquele responsável pelo figurino de uma produção artística, seja ela um filme, série ou peça de teatro.

O figurinista é o profissional que elabora a vestimenta, ou figurino, de personagens e/ou profissionais em produções artísticas diversas, como teatrais, televisivas, cinematográficas, musicais, entre outras. O figurinista é responsável por planejar e criar a imagem desses personagens, considerando vestuário e adereços.

O teatro grego pode ser dividido em três partes: tragédia, comédia antiga e comédia nova.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

Nas encenações da comédia grega sempre existiam quatro atores e todos usavam máscara. Na comédia, os atores usavam roupas parecidas com a dos cidadãos, ou seja, vestimentas mais comuns, e por isso tinham mais facilidade na interação com o público. Além disso, também usavam sandálias.

As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc.

O projeto do vestuário tem suas especificidades relacionadas à estética, porém, um dos objetivos deve ser também o conforto corporal. Em cada etapa de sua elaboração deve-se ter sempre a visão de todo o processo, levando-se em conta a complexidade de sua função, que tem como finalidade vestir um corpo.

Os gregos tinham o costume de utilizar as suas expressões artísticas como meio de falar sobre a composição de seus valores religiosos. Os templos eram marcados por um visível arranjo arquitetônico e as várias esculturas representavam as formas de várias divindades gregas.

Pré-História
A caça e a pesca predominavam e, por isso, as roupas eram feitas do couro dos animais. Com a invenção da máquina de tear ou de tecelagem, as peles de animais deram lugar às roupas de tecido.

As roupas no Paleolítico eram feitas de couro e peles de animais. Nossos ancestrais consumiam os animais em todos os estágios. Se alimentavam da carne, usavam a pele para as roupas e os ossos se tornavam instrumentos.

Pré-História (do surgimento dos primeiros seres humanos até 3.500 a.C.) Com o predomínio da caça e pesca, as roupas eram feitas do couro dos animais. A partir da invenção do tear (aparelho que permite fazer tecidos), no fim desta era, as peles de animais deram lugar a roupas de tecido.

Homens e mulheres usavam longas túnicas ou camisões sem demarcar a cintura. Mas as túnicas masculinas começaram a encurtar-se, deixando aparecer as pernas vestidas com meias ajustadas.

Sobre tipos de figurinos para um espetáculo, é possível citar os seguintes:

  • Balé Clássico: usa-se meia calça, sapatilha, colam e cabelo preso em coque.
  • Dança Contemporânea: usam-se pés descalços e roupas soltas, assim como o cabelo.
  • Circo: no caso do palhaço, usa-se peruca, maquiagem e roupas bem coloridas.

Os figurinos foram pensados a partir da imagem da onna-bugeisha, mulheres que se tornavam samurais para proteger suas famílias nas eras bélicas. Assim, o trabalho baseou-se em seus registros de ukiyo-e, a imagem da mulher através do figurino, e de uma mulher que pouco se conhece na história.

O que você deve saber: -Estude sobre cores e padrões, é essencial entender como as cores se unem entre si. Analise padrões, conceitos e estude sobre o que está em alta – vá a peças de teatros, veja tutorias, evite copiar ideias de outras pessoas, apenas use como inspiração.

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